Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cafeína pode aliviar sintomas de TDAH, aponta estudo

Pesquisa indica que a cafeína pode melhorar a atenção, concentração e memória de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

24 abr 2025 - 10h31
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: ktsimage, GettyImages / Minha Vida

A cafeína possui diversos benefícios para a saúde: ajuda a emagrecer, melhora o desempenho em exercícios físicos, protege o sistema respiratório, entre outros. Um novo estudo, publicado na revista científica Nutrients, indica que a substância pode, ainda, ser uma aliada no tratamento de sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Segundo pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Aberta da Catalunha (UOC), na Espanha, o consumo da substância, em quantidades indicadas por especialistas, pode aumentar a capacidade de atenção e retenção de informações em adolescentes e adultos que sofrem do distúrbio.

O estudo foi feito como uma análise sistemática de outras pesquisas que avaliaram os efeitos da cafeína em pacientes com TDAH e que foram  publicadas até setembro de 2021. Segundo os cientistas, a conclusão foi de que a substância promoveu o aumento da atenção, a melhora da concentração e trouxe benefícios de aprendizagem e para a memória.

"Essa substância melhora esses tipos de procedimentos cognitivos e aumenta a capacidade e flexibilidade tanto na atenção espacial quanto na atenção seletiva, bem como na memória de trabalho e memória de curto prazo", explicou Javier Vázquez pesquisador do laboratório de neurociências da Universidade espanhola e um dos principais autores do estudo, em comunicado.

Leia também: Como a cafeína pode estimular a concentração?

...

Veja mais

Veja também

Hiperatividade: o que é, tipos e como identificar na criança e adulto

TDAH: o que é, 27 sintomas, tratamentos e medicamento

Café depois do almoço deve ser evitado; veja por quê

Há 2 anos comprei uma cafeteira automática. Eu gostaria que alguém tivesse me dito que eu também precisava desses complementos

'Criança difícil': até que ponto comportamentos desafiadores são normais?

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade