Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Café pode ajudar a combater o câncer de próstata; veja o que diz estudo

No futuro, após mais pesquisas, os especialistas esperam que o potencial terapêutico da bebida também possa atuar contra outras doenças crônicas

14 nov 2025 - 13h18
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores brasileiros acabam de fazer uma descoberta surpreendente: o café pode atuar contra as células tumorais do câncer de próstata. O estudo, desenvolvido pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi reconhecido no Congresso Ganepão 2025, um dos mais importantes eventos científicos da área no país.

No futuro, os especialistas esperam que o potencial terapêutico do café também possa atuar contra outras doenças crônicas
No futuro, os especialistas esperam que o potencial terapêutico do café também possa atuar contra outras doenças crônicas
Foto: pixabay/diego_nleite / Bons Fluidos

"Esperamos contribuir para o desenvolvimento de alimentos funcionais ou suplementos que possam ser utilizados como estratégia complementar na prevenção ou tratamento da doença", disse o professor do Departamento de Nutrição e Dietética da UFF, Anderson Junger Teodoro, em comunicado.

Café no combate ao câncer

Com o auxílio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Embrapa Rondônia e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os pesquisadores analisaram diferentes extrações e tipos de torra. Assim, constataram que, com o preparo correto, o café pode se tornar um método de intervenção contra tumores.

Segundo o levantamento, nos testes laboratoriais, a bebida se mostrou capaz de impedir a multiplicação das células cancerígenas, evitando a progressão da doença. Isso ocorreu devido aos compostos bioativos presentes nos grãos, como polifenóis, ácidos clorogênicos e cafeína. "Esses componentes apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e, como nosso estudo aponta, potencial citotóxico em estruturas associadas à enfermidade", explicou Teodoro.

Essa ação de combate, contudo, varia de acordo com o método de extração, o modo de preparo e o tipo de café. Para os estudiosos, os efeitos distintos "reforçam a importância de otimizar os processos para maximizar a eficácia dos compostos bioativos presentes". Dessa forma, eles acreditam que, no futuro, a bebida poderá fazer parte não somente do tratamento do câncer, como de outras doenças crônicas.

"No entanto, é importante lembrar que os efeitos observados ocorreram em ambiente laboratorial. Por isso, mais pesquisas são necessárias para comprovar esses benefícios em humanos", ressaltou o pesquisador.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade