Domine a arte de lavar os cabelos corretamente

11 mai 2017
08h00
atualizado em 17/5/2017 às 13h09

Você sabia que a saúde dos fios não depende somente dos produtos que você utiliza? A forma como eles são aplicados influi diretamente no resultado que desejamos. Lavar os cabelos corretamente implica em alguns truques simples, mas que realçarão a beleza das suas madeixas. Veja só!

Na hora do banho, é importante prestar atenção na maneira que você está lavando os fios
Na hora do banho, é importante prestar atenção na maneira que você está lavando os fios
Foto: IuriiSokolov - iStock

Lave com água morna ou fria

Água quente é uma delícia na hora do banho, mas deve ser evitada durante a lavagem dos cabelos. As altas temperaturas deixam os fios ressecados e opacos. Além disso, estimula as glândulas sebáceas da cabeça, fazendo-as produzir mais oleosidade.

Aplique o shampoo no couro cabeludo

Um dos erros mais comuns é aplicar o produto nas pontas do cabelo, que já têm pouca oleosidade e são naturalmente mais ressecadas, se comparadas com a raiz. Por isso, o ideal é colocar o shampoo no couro cabeludo e deixar que a espuma formada escorra e limpe o comprimento dos fios.

Passe o condicionador nas pontas

Se o shampoo é na raiz, o condicionador vai pelo caminho contrário e deve ser aplicado no comprimento e nas pontas. Separe uma quantidade pequena nas mãos e passe aos poucos, de mecha em mecha. O produto em excesso pode entupir a saída das madeixas, o que danifica a estrutura dos fios e causar caspa.

Use máscaras de hidratação

O condicionador deixa o cabelo desembaraçado e mais macio, mas a máscara de hidratação ajuda a repor os nutrientes necessários para a saúde e beleza dos cabelos. Por ter função reconstrutora e de limpeza extrema, é essencial não exagerar. Aplique o produto uma vez a cada 15 dias, no máximo.

Enxague bem

Deixar resíduos de qualquer produto pode acabar resultando em um problema mais sério no longo prazo. Além de dar uma aparência opaca e sem movimento aos fios, essa prática pode resultar em alergias no couro cabeludo. Para as adeptas à chapinha, a atenção deve ser redobrada. Alguns shampoos e condicionadores potencializam a ação do calor no cabelo, o que pode causar queimaduras.

Cuidado na hora de secar

Esfregar a toalha com força nos cabelos pode danificar os fios. Então, tire o excesso de água com as mãos e aperte a toalha delicadamente para acabar com a umidade.

Fonte: TC

compartilhe

publicidade
publicidade