Bactérias do intestino podem ditar a qualidade do sono segundo estudo
As pesquisas apontam para a importância das comunidades de bactérias, vírus e fungos, presentes na microbiota do nosso intestino, ao nosso sono
Se compararmos com o tempo em que a Ciência vem fazendo descobertas, os achados a respeito de o nosso intestino ser o segundo cérebro são relativamente novos. E, até então, os estudos sobre a importância da alimentação para o descanso estavam sendo aprofundados. Mas, mais recentemente, pesquisadores chegaram à conclusão de que as bactérias do intestino podem ditar a qualidade do sono. Saiba mais:
Bactérias do intestino podem ditar a qualidade do sono
As pesquisas apontam para a importância das comunidades de bactérias, vírus e fungos, presentes na microbiota do nosso intestino, ao nosso sono. Dessa forma, a composição pode ditar se o nosso descanso vai ser efetivo ou não, o que é inovador. Pois, com o aprofundamento, muitas pessoas poderão parar de tomar remédios para dormir, já que, assim será possível controlar a insônia no futuro.
Ademais, as descobertas poderão ajudar os estudiosos a encontrar soluções para um cochilo melhor ou tratamento de apneia (dificuldade de respirar enquanto dormem). E, em maio, mais uma parte foi adicionada a esse quebra-cabeça, que pode, futuramente, apresentar uma nova visão para a higiene do sono. Isso porque descobriu-se que jovens adultos e adolescentes com maior diversidade de micróbios na boca dormem por mais tempo.
Além disso, o contrário também acontece, pessoas com menos bactérias no intestino têm a tendência a ter um sono curto. Dessa maneira, outras análises também revelaram que um sistema imunológico menos saudável possui dificuldades para processar gorduras e açúcares, gerando assim um maior risco de diabetes e obesidade, como outras doenças cardíacas.
Por fim, também vale adicionar que autores de um estudo diferente constataram que as pessoas que possuem um sono de pouca qualidade tendem a ingerir mais açúcar de forma subsconsciente, já que o cérebro fica em busca de uma recompensa rápida e intensa.