Azeite com bicarbonato? Veja como a mistura pode ajudar em casa
Além do uso na culinária, os ingredientes também contribuem para a limpeza da cozinha, proporcionando brilho aos equipamentos
O azeite e o bicarbonato de sódio são ingredientes muito usados em diversas receitas devido à sua versatilidade e benefícios para a saúde. O que poucos sabem, no entanto, é que a combinação dos dois também pode ser bastante útil na limpeza da casa, principalmente na cozinha.
Como usar a misturinha de azeite e bicarbonato?
De acordo com especialistas, as propriedades dos compostos permitem diferentes aplicações para manter a higiene e a estética dos cômodos. Uma delas é a limpeza de metais, como talheres e panelas, ajudando a remover manchas e a devolver o brilho.
Nesse caso, a recomendação é espalhar a pasta — feita com uma colher de sopa de bicarbonato, uma colher de chá de azeite e algumas gotas de água — sobre o objeto, realizando movimentos leves. Em seguida, deixe o produto agir por, no máximo, cinco minutos e enxágue com água morna. Por fim, seque, de preferência, com um pano de microfibra.
Além disso, você também pode recorrer à misturinha para limpar resíduos de gordura de fogões ou coifas. Basta seguir o mesmo passo a passo usado para limpar utensílios culinários, mas, na hora de retirar a pasta, utilize uma flanela úmida para garantir que os equipamentos fiquem limpos e brilhantes.
Profissionais ainda sugerem utilizá-la para higienizar azulejos e rejuntes. Isso porque a mistura de azeite com bicarbonato consegue alcançar espaços menores, contribuindo para a remoção até das sujeirinhas mais difíceis. Sua ação pode ser potencializada com o auxílio de uma escova, o que garante uma limpeza mais profunda e eficaz.
A faxina japonesa: casa limpa e espírito renovado
Morar em uma casa arrumada e cheirosa depois de uma boa faxina… Quem não gosta? Os japoneses têm o costume de, no final de cada ano, limpar a casa inteira como forma de purificação. Muitas vezes, pessoas do mesmo bairro se reúnem para realizar a tarefa. Assim, afastam energias ruins e esperam o ano seguinte renovados. Confira a matéria completa.