Polêmica: sites vendem serviço de "disque-médico"
Os sites de compras coletivas, que no início ofereciam basicamente serviços de restaurante e estética, começaram a oferecer uma nova modalidade de atendimento médico. Conhecido como "disque-médico", o cliente que adquirir o serviço ganha um pacote de dez ligações para o médico, que podem ser utilizadas durante um ano. Segundo publicação do jornal Folha de S.Paulo, desta quinta-feira (24), a atividade que vem sendo considerada antiética pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A promoção "Dr.Responde", da empresa Viver Benefícios, por exemplo, oferece ao cliente um atendimento médico "sem carência, sem fila e sem hora marcada". Ricardo Marceliano, um dos sócios da empresa, declarou ao jornal que a orientação médica é legal, já que não são feitos diagnósticos, prescrições nem consultas, apenas a orientações de tratamentos em andamento.
Por outro lado, o CFM diz que a prescrição ou mudança da medicação por telefone está vetada, salvo quando o médico não pode ver o paciente. O Ministério da Saúde afirma que cabe ao CFM regulamentar a atividade e ainda lembra que existe um serviço gratuito para atendimento de emergências, que é o SAMU, através do telefone 192.