PUBLICIDADE

Ortopedista explica utilidade da sapatilha no beach tennis

Esse equipamento ajuda na prevenção de lesão de um tenista de praia

4 dez 2023 - 10h02
(atualizado às 19h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Beach Tennis é a sensação do momento, ou seja, essa modalidade atrai pessoas de várias idades pelo Brasil e mundo afora. Assim, esse esporte ainda pega muitas pessoas desprevenidas sobre os seus produtos e itens obrigatórios. Nesse sentido, o médico ortopedista do Hospital Sírio-Libanês Dr. André Evaristo vai explicar a utilidade da sapatilha no beach tennis em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Utilidade da sapatilha no beach tennis - Shutterstock
Utilidade da sapatilha no beach tennis - Shutterstock
Foto: Sport Life

Saiba a utilidade da sapatilha no beach tennis

"A sapatilha para beach tennis tem o intuito de proporcionar estabilidade, tração e proteção aos pés dos jogadores enquanto se movimentam na areia. Desse modo, sendo um desafio em termos de aderência e equilíbrio", responde o Dr. André.

É o produto que com a sua sola específica permite uma melhor performance no jogo, o que evita escorregões e quedas e, principalmente, deixa um competidor distante de lesões.

"Além disso, protege o pé de objetos pontiagudos ou cortantes presentes na areia, assim como infecções por micro-organismos devido a prática também ocorrer em locais públicos em que animais têm fácil acesso, como cães e gatos", detalha Evaristo.

Embora o uso da sapatilha não seja obrigatório para um praticante de beach tennis, a sapatilha proporciona o melhor desempenho e segurança diferente de quem ignora os materiais dessa modalidade.

"Sem o calçado adequado, os atletas estão mais suscetíveis a lesões e perda de rendimento durante a atividade. Segundo as regras do beach tennis, é permitido a utilização de sapatilhas específicas para o esporte, sendo vetado o uso de tênis, por exemplo", complementa.

A sapatilha se adapta aos demais esportes de praia?

"As sapatilhas de beach tennis podem ser adaptadas a outros esportes de praia, como vôlei e futevôlei. Isso se deve às características semelhantes desses esportes, como movimentos rápidos na areia e necessidade de estabilidade. No entanto, cada esporte pode ter requisitos específicos de acordo suas regras e é sempre bom consultar um especialista para auxiliar a escolher o calçado", aconselha o ortopedista.

Os perigos do overtraining no Beach Tennis

Essa novidade do tênis de praia faz com que muitos iniciantes desconheçam as suas peculiaridades, exemplos: agilidade, intensidade e precisão. Fato que muitas vezes o deixam como vítimas do overtraining, excesso de treino.

"Tenho me deparado com casos de overtraining em beach tennis. É essencial que os praticantes sigam um ritmo de treino adequado ao seu condicionamento físico. Recomenda-se um treino progressivo, começando com duas a três vezes por semana e aumentando gradualmente. É fundamental também incluir períodos de descanso e recuperação, que evita o treino consecutivo por muitos dias. Além disso, a escuta ao próprio corpo e a consulta regular com profissionais de saúde, como ortopedistas, são cruciais para evitar lesões", encerra o Dr. André Evaristo.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade