PUBLICIDADE

O que comer e beber antes de jogar futevôlei? Entenda

Energia é o que não deve faltar para um praticante dessa modalidade

30 nov 2023 - 10h01
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Intensidade, substantivo que define o que é o futevôlei, ou seja, esporte que desafia qualquer atleta com os golpes, manobras e demais fundamentos que surgem constantemente. Outro ponto relevante nessa modalidade de praia é a nutrição, assunto que rende dúvida para maioria dos seus adeptos, por exemplo: o que comer e beber antes de jogar futevôlei?

Comer e beber antes de jogar futevôlei - Shutterstock
Comer e beber antes de jogar futevôlei - Shutterstock
Foto: Sport Life

Aprenda o que se deve comer e beber antes de jogar futevôlei

"É recomendável fazer uma refeição leve que fornece energia sustentada. Opte por alimentos ricos em carboidratos complexos, como aveia, arroz integral ou massa de trigo integral. Isso fornecerá energia de liberação lenta para sustentar o desempenho durante o jogo. Incluir fontes de proteínas magras, como peito de frango, peixe ou tofu, ajudam na recuperação muscular e na manutenção da massa magra. Beba água, isotônicos, energéticos ou funcionais para garantir que esteja bem hidratado antes do jogo", afirma com exclusividade para o Sport Life a nutricionista Carmen Camiran.

Ao mesmo tempo, a recomendação da nutricionista é para se alimentar com duas ou no máximo três horas de antecedência do treino ou partida de futevôlei. O motivo é que esse limite de tempo permite que o corpo digere e absorva os nutrientes adequadamente para entregar energia.

"Comer muito perto do treino pode levar a desconforto gastrointestinal. Recomenda-se beber água para manter-se hidratado. Os Isotônicos são mais adequados durante e após a prática do futevôlei. Eles ajudam a repor eletrólitos perdidos pelo suor e fornecem carboidratos de rápida absorção para manter a energia durante o jogo", orienta Camiran.

O que não se pode comer e beber antes de jogar futevôlei?

Não vive sem café e com direito a uma dose de açúcar antes do "play" na areia? Repense os seus hábitos já que bebidas com alto teor de cafeína ou açúcar impactam na desidratação e energia irregular.

"Evite alimentos pesados, ricos em gordura saturada ou açúcar refinado, pois podem causar desconforto gastrointestinal e queda de energia durante o jogo. Além disso, alimentos muito condimentados podem levar à sede excessiva", explica a profissional.

O cardápio do intervalo e pós-treino de futevôlei

"Durante a pausa, é importante repor os carboidratos e a hidratação. Barras de cereal são práticas e fornecem carboidratos de rápida absorção. Água ou bebida esportiva para se reidratar e repor eletrólitos perdidos pelo suor", indica.

O menu do pós-treino também é composto por proteínas, carboidratos, água ou bebida esportiva com o acréscimo de frutas. "Aqui pode entrar aveia ou frutas. Frutas vermelhas e vegetais fornecem antioxidantes, que ajudam na recuperação e na redução da inflamação", encerra a nutricionista Carmen Camiran.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade