PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pode comer macarrão na dieta? Nutricionista revela a verdade

Delicioso, prato não costuma faltar em uma mesa cheia de pessoas no fim de semana

23 out 2023 - 17h01
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Pode comer macarrão na dieta? Essa pergunta tornou-se comum entre as pessoas que desejam emagrecer. Afinal, esse prato delicioso é repleto de carboidratos. Nutriente polêmico quando o assunto é perda de peso.

Pode comer macarrão na dieta?

"Pode comer macarrão na dieta! Inclusive quem está querendo emagrecer também. Só tem que tomar cuidado com a quantidade. O macarrão tem muito carboidrato na sua composição. Já para quem quer hipertrofia, o macarrão é uma boa escolha, afinal ele irá te dar energia e suporte para os treinos", afirma a nutricionista e personal trainer, Aline Becker.

Paralelamente, torna-se inviável definir uma quantidade a ser consumida no dia ou semana, ou seja, depende da especificidade e objetivo de cada pessoa, como a rotina, corpo, peso e idade. O que "sobra" são sugestões para que o macarrão seja acompanhado por uma "explosão" de nutrientes.

O motivo é que quando se imagina em um prato saudável automaticamente ocorre associação com cores, isto é, incluir legumes para aumentar a quantidade de nutrientes, fibras ou até mesmo para o intestino e na flora intestinal.

"Com certeza absoluta, que nunca pode faltar uma boa dose de proteínas. O macarrão será o carboidrato, mas é sempre interessante, além dos legumes, adicione também uma proteína para dar saciedade para a pessoa e ajudar também na recuperação dos tecidos. A proteína é um ótimo macronutriente para a recuperação dos cabelos, peles e unhas", complementa Aline.

Mitos, mentiras e verdades da Homeopatia Mitos, mentiras e verdades da Homeopatia

Existe contraindicação?

A única contraindicação é para uma pessoa com sensibilidade ou intolerância ao glúten. Obviamente, devem optar por macarrão sem glúten e assim ocorre a necessidade da atenção com o rótulo do produto.

"Essas pessoas ao consumirem o macarrão acabam ficando mais inflamadas, às vezes com uma constipação ou até uma distensão abdominal. Então, este é um alimento que deve ser evitado por pessoas com esta sensibilidade. Porém, existem outras opções no mercado que são sem glúten e são ideais para que essas pessoas possam consumir", aconselha a nutricionista.

Macarrão é recomendado para antes ou depois do treino?

"Antes do treino. O macarrão é um carboidrato, vai te dar energia e um suporte energético para o desenvolvimento do treino. Por isso, é ideal comer antes para que você consiga ter esse substrato", indica a profissional.

"O melhor macarrão para quem treina é o integral, pois ele torna-se um carboidrato complexo, vai degradando aos poucos o açúcar no sangue, ou seja, ele vai te dar energia por mais tempo ao longo do treino. Geralmente, com uma farinha normal, vai te dar um ápice de energia, mas essa energia não será suficiente para chegar ao fim do treino. Isso acaba prejudicando o rendimento e os resultados. Então, o ideal é o macarrão integral por conta do índice glicêmico para quem quer ganhar massa muscular e ter um bom desempenho", encerra Aline Becker.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade