PUBLICIDADE

Corrida atrapalha ganho de massa muscular? Entenda os efeitos

Outro motivo para essa modalidade fazer parte do seu dia a dia

30 nov 2023 - 13h04
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A corrida faz parte dos esportes democráticos, ou seja, simplesmente reúne praticantes de várias faixas etárias. Detalhe que pode ser praticada em parques, ruas, avenidas, rodovias ou até na natureza. Benefícios que não são bastantes para o impedimento de dúvidas dos seus adeptos, por exemplo: corrida contribui para o aumento de massa muscular?

Corrida contribui para o aumento de massa muscular - Shutterstock
Corrida contribui para o aumento de massa muscular - Shutterstock
Foto: Sport Life

Corrida contribui para o aumento de massa muscular

"Sim. A corrida é considerada um exercício aeróbico, além de contribuir para a melhora do condicionamento cardiovascular, é capaz de auxiliar na perda de gordura, consequentemente, os músculos ficarão mais aparentes. Além disso, pela corrida ser um esporte prioritariamente realizado pelos membros inferiores, é possível observar o ganho de força e aumento de massa muscular pelo constante estímulo em sua prática", afirma com exclusividade para o Sport Life o personal trainer do Instituto Nutrindo Ideais, Matheus Vianna.

Do mesmo modo, Matheus ressalta que a alimentação balanceada também é outro fator fundamental para os ganhos de massa muscular, mas que não há nenhum trajeto indicado para conquista desse objetivo.

"Não existe um número de quilômetros ideal para que isso ocorra e o efeito é sempre em longo prazo. É claro que a corrida é capaz de oferecer benefícios muito maiores do que apenas ganho de massa muscular, mas como também na saúde mental", pondera Vianna.

Embora prevaleça o respeito pelo período de descanso, há uma sugestão da conciliação da corrida com os treinamentos de força, isto é, proposta suficiente para oferecer aumentos significativos de aumento de massa muscular do que somente a corrida.

"Se estivermos falando de corrida, o ideal é estimular o máximo que puder, respeitando os momentos de descanso. Mas quando falamos de hipertrofia a ciência contribui para a recomendação de três a quatro séries. Entre oito a 12 repetições por exercício, além claro da carga em kg (peso) durante o exercício que é um fator crucial para maximizar a hipertrofia muscular. Quanto maior a carga, mais intenso fica", explica o profissional.

Os impactos do treino de força para um corredor

"Além do treinamento resistido ser capaz de aumentar a massa muscular, processo esse que também conhecemos como hipertrofia. Ele é capaz de proteger as articulações de lesões e favorecer a longevidade no esporte. Sem contar que a atividade de força também favorece no ganho de potência. Consequentemente, o praticante de corrida conseguirá correr mais rápido e cada vez mais por mais tempo", encerra o personal trainer Matheus Vianna.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade