Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é melhor para o cabelo: água quente, morna ou fria?

2 mai 2012 - 15h44
Compartilhar

Acredite: pouco adianta aplicar produtos incríveis se você não usa o chuveiro na temperatura certa para lavar o cabelo. Palavras da terapeuta capilar Neide Pereirah, do Club Capelli, no Rio de Janeiro. "A gradação da água é crucial para que os fios fiquem leves, soltos, hidratados, macios, cheios de brilho e até com a cor mais bonita, além de melhorar a performance dos cosméticos usados em casa e dos tratamentos feitos no salão", garante ela. Exagero? Que nada, conforme você confere a seguir.

A temperatura da água é crucial para que os fios fiquem lindos
A temperatura da água é crucial para que os fios fiquem lindos
Foto: Terra


A temperatura da água influencia na beleza e saúde do cabelo?

Sim. A ducha fria fecha as cutículas dos fios, o que favorece a reflexão da luz, aumentando o brilho deles, e evita a perda de água, pigmentos e nutrientes do interior da fibra capilar, que são essenciais para manter a hidratação, a cor, a nutrição, o volume e o balanço. Porém, o ideal é começar a lavar a cabeça com água mais para morna, para facilitar a eliminação dos resíduos de leave-in, creme para pentear, mousse e demais finalizadores.



Então, a água quente faz mal?

Sim, por três motivos: primeiro, porque estimula o couro cabeludo a produzir mais oleosidade, o que deixa o cabelo com aspecto de sujo, murcho, opaco e sem balanço; segundo, por remover a proteína que protege o fio, deixando-o poroso, arrepiado, desidratado, opaco, fraco e quebradiço; terceiro, porque o calor pode irritar o couro cabeludo e estimular a produção de sebo, aumentado os riscos de desenvolver caspa.



Como saber se a temperatura do chuveiro está adequada?

Regra geral: o espelho e o box do banheiro não podem ficar embaçados nem a sua pele avermelhada.



De que outra forma dá para usar a água para beneficiar o cabelo?

É preciso não economizar água na hora de fazer o enxágue. Caso contrário, o fio fica pesado, duro e ressecado. E tem um truque para ter certeza de que removeu todo o xampu, condicionador ou máscara: basta fazer uma leve fricção no topo da cabeça. Se não formar nenhuma bolinha de espuma, pode fechar o chuveiro. Caso contrário, o acúmulo de resíduos pode prejudicar os fios, intensificar a oleosidade ou provocar descamação no couro cabeludo.



Qualità
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra