PUBLICIDADE

Musculação: quantos dias na semana precisamos treinar para ter resultados

Entender a condição física é fundamental para os resultados expressivos

6 jul 2024 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários

Iniciou o ano de 2024 com todo gás nos treinos de musculação? Que bacana! Esse entusiasmo vai lhe ajudar nas conquistas de resultados expressivos. E melhor ainda quando é feito com respeito ao tempo de descanso e supervisionado por um especialista. Ainda assim, há curiosidade, por exemplo: quantas vezes no mínimo se deve praticar a musculação?

Praticar musculação
Praticar musculação
Foto: Shutterstock / Sport Life

Veja quantas vezes no mínimo se deve praticar a musculação

"A frequência mínima recomendada para musculação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento contínuo de força e hipertrofia. Afinal, a periodização, que ajusta o volume e a intensidade ao longo do tempo, é crucial. Embora não haja uma frequência mínima exata para todos, treinar regularmente é fundamental para o progresso", disse em entrevista exclusiva para o Sport Life o personal trainer Giuliano Esperança.

Dessa forma, a frequência máxima de treinos deve ser individualizada com intuito de considerar a capacidade de recuperação e objetivos específicos. Esses métodos ajudam a evitar o overtraining e permitem o desenvolvimento contínuo, o que equilibra adequadamente o volume e a intensidade.

"Tanto para veteranos quanto para novatos a periodização é essencial. Ajustar volume, intensidade e tipos de exercícios é crucial para maximizar os ganhos, minimizar o risco de lesões e manter o treinamento eficaz e desafiador", acrescentou Giuliano.

Recado para um iniciante em musculação

Um adepto novato da musculação deve priorizar a adaptação gradual ao treinamento de força. "É importante aprender técnicas corretas e variar os exercícios para otimizar o recrutamento de fibras musculares, quem promove ganhos de força e hipertrofia de maneira segura e eficiente", orientou o personal.

Mais peso ou mais repetições? O que é melhor?

"A escolha entre mais peso ou mais repetições depende dos objetivos do treinamento. A periodização pode incluir fases focadas em cargas mais pesadas e fases com mais repetições, que variam o estímulo para promover diferentes aspectos do desenvolvimento muscular", respondeu.

Pode treinar cinco dias e descansar dois?

"Treinar cinco dias com dois dias de descanso pode ser eficaz desde que o programa de treinamento seja bem planejado. A periodização permite ajustar volume e intensidade, o que assegura tempo suficiente para a recuperação e adaptação muscular", finalizou Giuliano Esperança.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade