Sandália de plástico foi inspirada nos pescadores franceses
Foram mais de 100 milhões de pares vendidos em 30 anos de existência. Sim, 100 milhões. Em 1979, a Grendene lançava a primeira sandália Melissa, no tradicional modelo aranha. Para comemorar a data, a empresa realiza na São Paulo Fashion Week uma exposição com 30 pares históricos de seu acervo, mais um prévia de 7 modelos que fazem parte da coleção de verão.
» Veja mais fotos das Melissas ![]()
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia
O que muita gente não sabe é que a famosa sandália de plástico injetado foi inspirada nos calçados usados por pescadores da riviera francesa. Em meados dos anos 1970, os irmãos Pedro e Alexandre Grendene passavam férias no local e viram que os pescadores de lá usavam uma sandália de plástico, ideal para proteger os pés das pedras que substituem a areia na região e não estragavam com a água.
"Os irmãos fabricavam no Sul do Brasil capas de plástico para os garrafões de vinho de 5 litros, como se vendia antigamente. Voltaram da França com a novidade, adaptaram as máquinas e, em 1979, lançaram o primeiro modelo", contra Raquel Scherer, coordenadora de Marketing da empresa.
O lounge da Melissa, idealizado por Marcelo Rosembaum, transformou-se numa galeria de arte, em que os modelos históricos, inclusive os desenhados por estilistas como Thierry Mugler e Jean-Paul Gaultier, entre outros estilistas, podem ser apreciados nos nichos com tampas de vidro. As propagandas da marca também, como o filme em que o protagonista é Zé Bonitinho, personagem interpretado por Jorge Loredo.
Reposicionamento
Há dez anos, a Melissa começou um reposicionamento no mercado, passando de uma sandália popular para mais fashionista. De lá para cá tem conquistado o público de várias faixas etárias mais antenado com moda. "Até noivas mandam fotos para a gente, mostrando que se casaram com uma Melissa", diz Raquel.
Para comemorar a data, foram feitos 3 mil pares do modelo aranha transparente, distribuidos para formadores de opinião e convidados do lounge, que precisam acertar um joguinho para ganhar a sua Melissinha. A Melissa fez nesta quinta-feira também o lançamento do perfume da marca, produzido pelo laboratório francês Givaudin, que tem como clientes Prada, Marc Jacobs, Tom Ford e Calvin Klein. "A fragrância foi feita a partir do cheirinho da Melissa, mas é menos doce", conta Raquel.