Ficha técnica de Isabela Capeto
Data de nascimento da grife: 2003
Nome do estilista: Isabela Capeto
História da grife: Formada em estilismo pela Escola de Moda de Florença, na Itália, a estilista carioca voltou ao Brasil na década de 1990 e passou pelas grifes Maria Bonita e Lenny. A principal característica de seu trabalho é a associação de moda e arte. Assim, ela transforma peças tradicionais - jaquetas, regatas, saias godês e vestidos longos - em obras de arte usando bordados, plissados, aplicações de rendas antigas, passamanarias e pespontos. A grife tem duas lojas próprias, uma em São Paulo e outra no Rio, onde também fica o ateliê. Isabela vende sua moda romântica em mais de 20 países, em lojas de Londres, Milão, Paris e Buenos Aires, entre outras.
Primeiro desfile no evento: Em 2004, com a coleção verão 2005
Quantas vezes desfilou no evento: Dez
Fatos marcantes: Em 2008, as criações da estilista se estendem às crianças, com o lançamento da linha Isabela Capeto Infantil.
Resumo das últimas temporadas: Inverno 2009: A estilista retirou da Escandinávia a inspiração para esta coleção, que tem o preto como carro-chefe. A sisudez dessa cor é suavizada por tons pastel, verde e vermelho vibrante. O xadrez foi uma estampa muito presente, e o jeans ganhou corte de saruel nas calças. Românticas, as camisas de alfaiataria apareceram discretamente transparentes.
Verão 2009: O México e a cultura do país foram o ponto de partida da coleção. Moedas douradas sobre o tule, além de fios e pequenas bolas douradas sobre musselina ficaram como referência. As transparências foram o destaque, ao lado de babados e estampas de azulejos. Para os pés, a proposta foi plataforma de salto médio com tiras douradas e solado caramelo, ou vice-versa.
Inspiração para este desfile: O trabalho do pintor norte-americano Robert Rauschenberg (1925-2008), um dos precursores da pop art.
Ficha técnica do desfile:
Beleza: Max Weber para MAC
Stylist: Felipe Veloso
Trilha: Dany Rolland
Cenário: Alberto Renault