Movimento leva biquínis com apelo militar e tropical ao SPFW
- Tatiana Sisti
- Direto de São Paulo
A grife Movimento foi a segunda a desfilar na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, nesta terça-feira (12), segundo dia de São Paulo Fashion Week (SPFW) Verão 2013, sendo a primeira marca a colocar na passarela os "verdadeiros" trajes de verão: maiôs e biquínis. A grife apostou em um contraste entre a força do militar com cores e camuflagem colorida e a delicadeza das flores, em estampas liberty e naturais. A estética militar misturada com a fantasia tropical foi a principal inspiração.
Galeria de fotos: Confira os melhores momentos do SPFW
Infográfico: Confira os looks mais estranhos do SPFW
Infográfico: Veja os looks do 1º dia do SPFW e vote
Infográfico: Escolha a nº 1 do SPFW
Com a sala mais vazia, em um desfile íntimo, as modelos desfilaram sobre uma plataforma de madeira ao som de Who run the World, mixado com Roman Holiday e Luanda-Lisboa.
Os acessórios foram destaque no desfile: maxi pulseiras que lembram cordas, viseira dourada e brincos grandes com estrelas penduradas. Os maiôs também seguiram o estilo e ganharam gloas douradas e com adereços pendurados. Além disso, essas peças inteiras ganharam cortes, decotes e amarrações.
O tamanho dos biquínis deve agradar todos os tipos de mulheres, desde aquelas que preferem os modelos maiores até aquelas que optam por tamanhos menores. A cartela de cor foi bastante variada e pode-se dizer que o "quê" romântico se destacou mais do que o bruto militar, em cores vivas como azul, rosa, coral, bege e branco. O verde militar, claro, não ficou de fora, mas as camuflagens coloridas entraram na linha de estampas ao lado de pássaros (que lembram Miu Miu) e estampas de paisagens.
Os babadinhos e as pregas deram um ar ainda mais feminino para os trajes de praia e foram aplicados tanto nos maiôs quanto nos biquínis. A grife também apresentou um "pós praia", essencial para as mulheres que adoram curtir o por do sol em uma pool party. Os shapes retos apareceram em vestidos curtíssimos, longos e macacões vazados, ao lado das blusas backpack e vestidos com golas grandes e arredondadas, na mesma linha dos maiôs.
Algumas peças se destacarem por mostrarem bastante o biquíni na parte da frente, mas na parte das costas, tinha tecido que cobria até o começo das pernas, deixando o look mais confortável para quando o sol for embora. As hot pants apareceram com camisas de mangas longas. A Movimento apostou em um material tecnológico, com muito elastano e lycra para os maiôs e biquínis e as saídas de praias foram feitas com seda leve e piquet de algodão. Algumas peças foram bordadas a mão pelo designer pernambucano Caio Vinicius.
As bolsas foram feitas de palha e em formato de pequenos baús. Nos pés, sandálias com colo em tiras douradas e saltos que variaram desde o marrom até o verde. A beleza, assinada por Daniel Hernandez, teve cabelo totalmente preso e enrolado ao redor da cabeça e maquiagem clean, com pequeno destaque para a boca rosa claro.
SPFW Verão 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.
O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.