Agora é oficial: Hedi Slimane assume YSL
- Rosângela Espinossi
Agora é oficial. O estilista e fotógrafo Hedi Slimane é o novo diretor criativo da Yves Saint Laurent, substituindo Stafano Pilati, que estava na casa desde 2004, quando assumiu o cargo no lugar de Tom Ford.
A informação já tinha sido divulgada extraoficialmente no fim de fevereiro, mas o grupo PPR, dono da marca, confirmou nesta quarta-feira (7) o nome do estilista, que trabalhou na YSL homem até 2000, segundo o site WWD.
"Como uma das mais importantes casas de moda francesas, Yves Saint Laurent possui um potencial formidável, que será aproveitado com sucesso por meio da visão de Hedi Slimane", disse François-Henry Pinault, presidente da PPR, de acordo com o site. "O talento excepcional e a compreensão do espírito de Yves Saint Laurent de Slimane prometem um novo e promissor capítulo na história da Maison", completou Paul Deneve, CEO da grife.
Slimane nunca fez coleções femininas e seu último trabalho como estilista durou até 2007 na Dior Homme. Quando saiu de lá, mudou-se para Los Angeles e se dedicou à fotografia e às artes plásticas. Fez campanhas da Prada e editoriais para revistas como a Vogue francesa. Em entrevistas recentes, dava a entender que queria voltar para a criação de moda. "Tive um tempo suficiente para definir precisamente meu estilo", disse no ano passado ao WWD.
Mesmo afastado das passarelas, o francês de 43 anos ainda é lembrado pela silhueta skinny e a cor preta que imprimiu aos homens Dior. Aliás, a proximidade com a grife também fez com que ele fosse um dos cotados a assumir o lugar de John Galliano, que saiu da Maison há um ano após episódio em que proferiu frases contra judeus e a favor do nazismo num bar parisiense.
A coleção de estreia de Slimane da YSL será a de Resort, em junho. Na segunda-feira (5), Stefano Pilati apresentou sua última coleção, de outono-inverno, revistando clássicos de Yves Saint-Laurent, como os famosos smokings femininos, em que foi ovacionado pelo público.