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Meditação guiada: conheça a técnica e pratique em 1 minuto

Muito indicada aos iniciantes, a opção traz benefícios à saúde mental, ajudando a diminuir o estresse e a controlar a ansiedade

12 mar 2024 - 05h00
(atualizado em 7/5/2024 às 11h32)
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Há séculos, a meditação é ferramenta para autoconhecimento, autocontrole e, claro, bem-estar: para os experientes, a prática vai além de um exercício mental, visa a saúde e o desenvolvimento emocional. Conheça mais sobre a técnica, entenda os benefícios, como praticar e faça uma meditação de um minuto.

A meditação guiada é alternativa para iniciantes na prática
A meditação guiada é alternativa para iniciantes na prática
Foto: Miljan Živković / Adobe Stock

As diferenças entre meditação guiada e não guiada 

As duas técnicas são alternativas de autocuidado e relaxamento, mas há uma grande diferença entre elas: a dinâmica.

Como a própria designação mostra, a meditação guiada é baseada na orientação, instruções que levam meditadores de um ponto a outro na prática: sobre o que pensar, como respirar, o próximo passo e outras sugestões específicas para o desenrolar da atividade meditativa. Essa modalidade é indicada para:

  • Iniciantes, cuja concentração pode ser facilmente perdida em virtude da falta de vivência, assim é possível aproveitar ao máximo cada etapa da jornada, otimizando o processo natural de aprendizagem. 
  • Os momentos nos quais uma pessoa não deseja ser responsável pela dinâmica meditativa, prefere se apoiar em instruções para apreciar uma sessão relaxante sem qualquer preocupação. 

O poder da mudança: disponível por tempo limitado no app Atma.

Já a meditação não guiada, como é possível imaginar, não possui uma voz guia, ou seja, não há alguém incumbido a desenvolver a prática. Nesse contexto, é preciso meditar por conta própria, o que está diretamente ligado à experiência. Essa versão é apropriada para:

  • Experientes, que conhecem as técnicas necessárias para evoluir na execução da meditação livre, e que aproveitam a oportunidade com maior autonomia e liberdade. 
  • Momentos de exploração individual. 

Quais os benefícios da meditação guiada 

A meditação já foi matéria de diversos estudos ao redor do mundo, e apesar de ser possível experimentar seus benefícios logo na primeira sessão, é preciso regularidade e consistência para que o cérebro se adapte e um novo hábito seja assimilado. Entre os benefícios estão: 

  • Redução do estresse 
  • Controle da ansiedade 
  • Autoconhecimento 
  • Relaxamento 
  • Qualidade do sono 
  • Melhor concentração 

Por quanto tempo uma pessoa deve meditar? 

Não há um número exato, uma sessão meditativa pode levar alguns poucos minutos – existem meditações guiadas com aproximadamente 5 minutos de duração – assim como há experiências longas, com 10, 20, 30 minutos ou até horas. 

Antes de definir por quanto tempo deseja meditar é preciso ter em mente a disponibilidade e o foco da meditação, além de levar em conta o ambiente, já que os lugares com barulho ou pouco confortáveis podem interferir na duração da meditação. 

Meditação guiada para iniciantes: como começar? 

Não é preciso se aprofundar em história ou múltiplas técnicas, porém é importante adotar algumas estratégias para aproveitar a meditação a ponto de torná-la um hábito: 

  • Escolha um lugar calmo e livre de distrações 
  • Adote uma postura confortável e mantenha a coluna ereta 
  • Mantenha os olhos fechados, evitando se distrair 
  • Escolha um objetivo, como diminuir o estresse 
  • Comece aos poucos: escolha meditações rápidas 
  • Não se preocupe com estar fazendo certo 
  • Mantenha a mente voltada às instruções 

Atma: mais de 1000 meditações para explorar.

Medite em 1 minuto

As meditações rápidas são ótimas alternativas para dias agitados e com pouco tempo disponível. Dê uma pequena pausa no seu dia com essa meditação guiada pelo Monge Satyanatha.

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