Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Identifique as manchas de pele e descubra como tratá-las

30 out 2013 - 07h18
(atualizado às 07h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Elas são quase sempre implacáveis e uma das principais razões da insatisfação feminina em frente ao espelho. Provocadas por diversos fatores, como exposição solar prolongada, acne, alterações hormonais e envelhecimento, as manchas podem se manifestar de diversas formas, cores e tamanhos no corpo e, por isso, precisam ser combatidas da maneira adequada.

No mercado, o que não faltam são opções para deixá-las cada vez mais imperceptíveis e distantes da pele. “Quanto mais cedo o tratamento for realizado, melhores serão os resultados e maiores serão as possibilidades de sucesso”, explica Sílvia Takakuwa, dermatologista da Clínica Medical Laser, de São Paulo. Apesar disso, o procedimento ideal para cada tipo de problema deve ser indicado somente por um especialista, de acordo com as características das marcas apresentadas. 

Manchas senis

Causadas, principalmente, pelo efeito cumulativo do sol, têm como característica o tom amarronzado e o formato redondo de diversos tamanhos. “Normalmente, surgem a partir dos 40 anos e aumentam gradativamente. Pessoas mais idosas que não cuidaram tanto da pele ao longo da vida também apresentam esse tipo de mancha em regiões como mãos, braços e pescoço", afirma a especialista. Para tratá-las, a dica é investir em cremes manipulados ou procedimentos estéticos, como peeling químico, cauterização química e luz intensa pulsada. “Cremes tópicos, peelings químicos e lasers têm poder clareador, chegando até a recuperar a tonalidade original da pele”, ressalta.

Sardas

De formato arredondado ou geométrico, surgem no rosto devido à predisposição genética da pessoa que tem a pele clarinha, como os ruivos e loiros naturais. Apesar disso, a exposição solar em demasia pode provocar o escurecimento das marcas. Para quem deseja dar uma amenizada nelas, o recomendado é usar cremes clareadores à base de ácido kójico - despigmentante natural que inibe a ação e a produção da melanina -, ou recorrer a peelings formulados com ácidos retinóicos e glicólicos.

Melasmas

Irregulares e de variados tons de castanho, costumam aparecer depois da gravidez, por causa de alterações hormonais, ou após a exposição demasiada ao sol. Predisposição genética também pode ser outro fator. Bastante comuns, podem ser facilmente tratadas com peelings e lasers.

Fitofotodermatose

Marrons e com o fundo avermelhado, surgem após o contato da pele com frutas cítricas e o sol. Isso acontece porque o ácido presente no sumo gera uma reação alérgica quando recebe a radiação. “A dica é evitar a exposição solar quando estiver manuseando esses alimentos, além de lavar bem as mãos após usá-los”, recomenda. No entanto, quando as manchas não forem evitadas, o tratamento é protegê-las muito bem do sol e esperar que a coloração regrida.

Dermatite de contato

Caracterizadas pelo tom marrom, não possuem um formato padrão, podendo ser grandes ou pequenas. Surgem no corpo devido à alergia causada por algum produto ou alimento. Para tratá-las, cremes tópicos específicos costumam ser suficientes.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade