Está com unhas fracas e descamando? Esses 6 ingredientes 'escondidos' no seu esmalte são os vilões, segundo a ciência
Sabia que o esmalte pode atrapalhar sua unha a ficar mais saudável? Descubra uma lista de ingredientes para ficar de olho na próxima ida à farmácia ou salão.
Ama estar com unhas bem feitas, coloridas e saudáveis? Se a resposta foi sim, provavelmente você também é do time que sofre quando vê que elas estão muito fracas e quebradiças.
Mas atenção: a fragilidade das unhas muitas vezes é relacionada apenas à alimentação ou à exposição excessiva à água e produtos de limpeza, quando, na verdade, o uso contínuo de esmaltes com formulações agressivas é o principal responsável pelo ressecamento, descamação e até inflamações ao redor da unha, como as cutículas e os cantinhos.
Ingredientes para dar brilho e durabilidade podem atrapalhar a saúde da sua unha
Quem conta isso é uma especialista em ciência e apaixonada por beleza, a bióloga Julinha Lazaretti. "Compostos químicos usados para garantir brilho, durabilidade ou secagem rápida podem afetar diretamente a saúde da lâmina ungueal e da cutícula", indica a cofundadora da Alergoshop, especializada em cosméticos hipoalergênicos.
De acordo com expert, alguns desses ingredientes têm ação irritante, desencadeando reações principalmente em peles mais sensíveis.
Por isso, entender a composição dos cosméticos aplicados sobre as unhas é uma etapa importante no cuidado com a saúde. A substituição de substâncias nocivas por ativos com propriedades hidratantes e restauradoras é uma tendência crescente.
O Purepeople te conta a seguir seis componentes que devem ser evitados na composição do produto, prevenindo a região de danos a longo prazo.
1 - Dibutilftalato (DBP)
Presente em esmaltes tradicionais como pl...
Matérias relacionadas