Ela sofreu abuso na infância e ouviu da família que devia fazer orações
Fany Ramos viralizou após mostrar a recuperação de bariátrica seguida de gravidez; após abusos e depressão, influencer celebra o autocuidado
As redes sociais de Stephane Ramos, conhecida como "Fany", não mentem: ela não para. Além da rotina ao lado da família, a influenciadora faz questão de mostrar uma parte importante de sua vida: o autocuidado com o corpo e com a alma. A história de Fany ficou ainda mais conhecida, depois que ela mostrou os impactos que seu corpo sofreu por ter engravidado duas semanas após ter feito uma cirurgia bariátrica.
Durante a pandemia da Covid-19, Fany Ramos quase bateu a marca dos 120 kg. E, além do corpo, a cabeça não ia bem. Compulsões alimentares e crises de ansiedade faziam parte do dia a dia da carioca nascida na comunidade do Chapadão. O período mais grave da pandemia, porém, foi só a gota d'água na história de uma mulher que sofria com muitos fantasmas do passado.
Três abusadores na infância
Durante pelo menos 9 anos de sua infância, Fany foi abusada por três pessoas que faziam parte do seu círculo familiar. Até hoje os abusadores seguem impunes.
Com dois anos de idade, os pais de Fany se separaram e ela foi morar com a avó, a tia e seu marido. Pouco tempo depois a criança passou a receber pedidos de práticas indecentes e carícias do tio.
Alguns anos depois, outro abusador na família chegou à Fany – o marido de outra tia. Dessa vez Fany denunciou a situação. Mas a família, que sempre foi muito religiosa, não acreditou na menina e pediu que a garota fizesse orações. Para piorar a situação, Fany teve de ouvir que seus relatos poderiam arruinar o casamento da tia. A garota se calou.
Sem amparo algum, Stephane se tornou uma presa fácil. E aos doze anos sofreu avanços do terceiro abusador na família – o padrasto. Dessa vez, por insistência do pai biológico de Fany, a família fez um boletim de ocorrência. Mesmo após a denúncia, a vítima ainda foi estuprada pelo tio.
O começo da família própria
Aos 15 anos, Fanny conheceu o pianista Ruan, com quem passou a namorar. O casamento em uma cerimônia comunitária no ano seguinte marcou o começo de uma nova fase na vida da influenciadora – Fany saiu de casa.
Jovem e sem dinheiro, o casal viveu com a mãe do rapaz, antes de poder bancar o aluguel próprio. As dificuldades pioraram quando Ruan foi demitido da confeitaria onde trabalhava. O jeito foi buscar um trabalho como metalúrgico.
Novos integrantes na família
O casal se tornou pai de duas crianças. E apesar da felicidade, a preocupação financeira era grande. Em 2018, Fany tentou trabalhar em uma loja de departamentos para ajudar, mas não se adaptou. Enquanto isso, as crises de ansiedade e as compulsões alimentares só cresciam. Em meio a uma depressão profunda, Fany tentou tirar a própria vida.
Cirurgia bariátrica
Fany chegou a pesar 117 quilos e optou por fazer uma cirurgia bariátrica. Dois meses após a operação, a influenciadora, que a essa altura já documentava sua jornada nas redes sociais, engravidou novamente.
O processo de recuperação foi difícil, mas Fany se tornou uma referência ainda maior de superação – dessa vez compartilhando os impactos que uma gestação pouco após a bariátrica tiveram em seu corpo.
Esportes e bem-estar
Atualmente, Fany Ramos faz questão de mostrar para seus mais de 1 milhão de seguidores a importância do bem-estar em sua vida. Além do tempo precioso com a família, a influenciadora treina todos os dias, pratica futevôlei, Muay Thai e estuda inglês.
Fany Ramos faz questão de reforçar a importância dos momentos de autocuidado com seu corpo. A descrição de seu perfil nas redes sociais diz "Cuidando de mim, para cuidar dos meus"!