Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça alimentos rejuvenescedores que funcionam como cremes anti-idade

13 set 2011 - 19h47
Compartilhar

São muitos os produtos no mercado destinados a manter a sua pele linda, jovem e sem rugas. Mas você sabia que uma diversidade de alimentos tem propriedades "rejuvenescedoras" e consegue agir tão bem quanto os creminhos das prateleiras de farmácias e lojas de cosméticos?

De acordo com a nutricionista Elaine de Pádua, especialista em nutrição funcional, de São Paulo, é possível apenas com uma alimentação balanceada garantir alguns aninhos a mais de juventude. "Todo mundo conhece aquela história de que nós somos o que comemos. A frase reflete bem como um alimento age em nosso corpo positivamente. Para a pele, há frutas, peixes, grão e vegetais que possuem nutrientes como o licopeno, o ômega 3 e as vitaminas C e E que agem como antioxidantes ou inibidores dos radicais livres", explica.

Os tais radicais livres, como ela explica, são elétrons desemparelhados que atacam negativamente o seu corpo (pele, órgãos, cabelos). "Quando nos alimentamos bem, com os alimentos certos, os radicais livres deixam de ser só e viram uma dupla perdendo o poder nocivo. Por exemplo, as vitaminas C e E se ligam aos elétrons isolados e anulam as funções prejudiciais deles", afirma Elaine.

O outro lado da moeda

Em contraponto aos benefícios que alguns alimentos garantem para a pele, André Pellegrini, nutricionista do Centro de Bem-Estar Levitas, de São Paulo, destaca comidas que têm o efeito contrário. "As gorduras trans, as gorduras saturadas e os alimentos muito expostos ao calor/fumaça, que deixam a superfície do alimento queimada e com fuligem de churrasco, são maléficos ao corpo."

Martha Amodio, da clínica Stesis, de São Paulo, explica que muitos fatores são responsáveis pela perda da vitalidade tecidual, tais como o consumo de substâncias tóxicas (corantes, xenobióticos, conservantes, agrotóxicos), o fumo, o álcool e o desequilíbrio nutricional. Outro fator desencadeante a se considerar no envelhecimento é a exposição aos raios ultravioletas. "A irradiação faz com que os níveis tissulares de antioxidantes diminuam, reduzindo as defesas e aumentando, conseqüentemente, o estresse oxidativo, agravando o quadro clínico."

Por isso, consumir os alimentos certos permite que você cuide da pele de forma mais direta. "A dieta é capaz de modular os antioxidantes, mas para que isso ocorra é necessário o bom estado e equilíbrio da função intestinal, grande responsável pela absorção de nutrientes", afirma Martha.

O que comer

Se você está em dúvida de como organizar suas refeições para conseguir os benefícios dos alimentos, Elaine de Pádua preparou o cardápio de um dia só com alimentos que deixam a sua pele como nova. Café da manhã

1/2 mamão 1 copo (200 ml) de suco de laranja 1 mix de gérmen de trigo, semente de linhaça e quinua

Lanche da manhã

2 castanhas-do-pará

Almoço

1 porção de arroz integral 1 porção de grãos (feijão, lentilha, grão de bico) 1 proteína (peixe, carne, frango) Salada (folhas verdes, escuras, tomate e vegetais)

Lanche da tarde

Patê de sardinha com pão integral

Jantar

Creme de abóbora

<b>Sardinha:</b>
Esse peixe contém altos níveis de ácidos graxos e ômega 3,  um dos nutrientes mais benéficos para manter a pele saudável e jovem
Sardinha: Esse peixe contém altos níveis de ácidos graxos e ômega 3, um dos nutrientes mais benéficos para manter a pele saudável e jovem
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra