PUBLICIDADE

Cães e gatos podem sentir ansiedade; veterinário explica

Mudanças na rotina e condições adversas podem impactar o bem-estar dos pets; especialista reforça cuidados necessários

15 dez 2022 - 10h10
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Que os pets são verdadeiros parceiros no dia a dia todo mundo concorda, mas o que poucos sabem é que cães e gatos também estão suscetíveis às condições de estresse e ansiedade, por isso, a relação com os tutores pode fazer grande diferença para o bem-estar deles. 

Convidamos o médico Veterinário Rafael Guariniello para explicar os motivos que tornam a conexão entre tutores e pets essencial para a qualidade de vida de ambos. Confira a entrevista:  

Conexão entre tutor e pet traz benefícios para ambos
Conexão entre tutor e pet traz benefícios para ambos
Foto: Getty Images

Como a relação entre tutor e pet influencia o bem-estar do animal? 

“A relação entre tutor e pet influencia muito o bem-estar do animal, principalmente emocionalmente, já que pets que não recebem atenção, por exemplo, podem apresentar alguns transtornos como ansiedade e até depressão. Por isso, a construção de uma boa relação entre tutor e pet é vital.” 

Então os animais de estimação também podem desenvolver transtornos de ansiedade ou depressão? Como identificar o quadro emocional de um pet e oferecer suporte? 

“Sim, podem desenvolver ambos. Estar atento às alterações de comportamento do dia a dia e mudanças de hábito, como prostração, falta de interesse em brincar ou passear, falta de apetite... podem ser sintomas e apontam que é o momento de procurar um médico veterinário.” 

Por que as mudanças na rotina impactam mais os pets? O que fazer para minimizar esse estresse? 

“Os pets são muito sensíveis às mudanças de ambiente e rotina, principalmente os felinos. As mudanças devem ser ao máximo planejadas para que haja um plano de adaptação. Por exemplo, na mudança de casa, levar o pet para conhecer o novo lar várias vezes antes da mudança definitiva. O médico veterinário pode ajudar a planejar estas mudanças para que o animal sofra o menor impacto possível.” 

Popularmente, os gatos são vistos como animais mais independentes, isso reflete na capacidade deles em lidar com os humanos? 

“O modo de expressão das emoções dos gatos e cachorros são diferentes, mas ao contrário do que possa parecer, os gatos são tão sensíveis às mudanças quanto os cachorros.” 

De que formas a falta de atenção impacta gatos e cães? Qual a importância de criar momentos de qualidade com o pet? 

“A falta de atenção para ambos afeta totalmente o bem-estar animal. Por isso, é muito importante criar momentos de conexão entre os pets e seus tutores, em que haja troca de ocitocina entre todos, importante para os humanos e pets, gerando emoções positivas.” 

Gestos que valem mais do que palavras 

Talvez esta seja uma das frases mais comuns entre as pessoas, que faz total sentido quando pensamos no reino animal. Para os donos de pets, às vezes, basta um simples olhar para compreender o que está acontecendo. Rafael comenta sobre situações cotidianas. 

Cães e gatos têm sentidos aguçados: de que modo os sons podem fazer bem ou mal a eles? Por que os fogos de artifício assustam tanto? 

“Qualquer mudança ambiental desperta o interesse dos pets, como cheiros, sons e estímulos visuais. Se os sons estão presentes em momentos bons, serão “lembrados” como sinais de boas emoções também. Sobre os fogos de artifício, os barulhos costumam ser muito altos, fortes e o cheiro gerado é de pólvora, trazendo medo, susto e insegurança, porque também não costuma ser um barulho comum e conhecido. É importante que, nesse momento, o tutor se aproxime do pet, o acalme e passe segurança.” 

Por que alguns pets ficam ao lado dos tutores durante atividades, como uma sessão de meditação, por exemplo? 

“Geralmente, no primeiro momento, os pets ficam curiosos para entender o que humanos estão fazendo naquele instante. Mas conseguem perceber se seus tutores entram em um estado meditativo e de relaxamento, o que pode atrai-los para perto.” 

Entrevistado: Rafael Guariniello - @rafaguari.vet no Instagram 

Conteúdo Pets 

O aplicativo Atma traz um lançamento especial para este final de 2022: conteúdos exclusivos para que tutores aproveitem um momento de paz e serenidade ao lado de seus pets.  

Clique aqui e confira tudo sobre a novidade. 

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade