PUBLICIDADE

Arrependida? Cabeleireiro do Esquadrão diz como voltar à cor

Após polêmica transformação no 'Esquadrão da Moda' retornar à web, hair stylist Rodrigo Cintra explica o que fazer se não gostar da mudança

7 jul 2015 - 17h14
(atualizado às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Mudar a cor dos cabelos de preto para loiro ou de loiro para preto pode ser tanto uma surpresa agradável quanto negativa. Exemplo disso é que, mesmo dois anos após ter ido ao ar, um vídeo de transformação do programa Esquadrão da Moda, exibido em julho de 2013, voltou a ter repercussão na web na última semana.

A participante Lilian, do Esquadrão da Moda, não gostou do resultado de seus cabelos mais escuros e curtos, após ficar 12 anos loira
A participante Lilian, do Esquadrão da Moda, não gostou do resultado de seus cabelos mais escuros e curtos, após ficar 12 anos loira
Foto: YouTube / Reprodução

A participante Lilian, do programa do SBT, não gostou ter seus cabelos tingidos de escuro após ficar 12 anos loira. O hair stylist Rodrigo Cintra, do Studio W, coapresentador do quadro, até explicou que a mudança foi necessária para preservar a saúde dos fios. “É melhor ter um cabelo curto e saudável do que um loiro destruído”, afirmou o especialista. "Deve-se pensar muito antes de colorir o cabelo de preto", disse ele ao Terra . Mas ela realmente não aprovou a mudança. “Ficou diferente, parece uma peruca”, falou.

Siga Terra Estilo no Twitter

O que fazer se a pessoa resolve mudar a cor dos cabelos e não gosta do resultado? E se for do preto para o loiro? Como fazer para não estragar e ainda manter os fios saudáveis? E o contrário, do loiro para o preto? Como já fez Xuxa, em 2012, e depois voltou a ser a loira de sempre. O Terra perguntou exatamente para Rodrigo Cintra, que deu dicas importantes sobre tudo isso. Confira:

Xuxa já mudou do loiro para o preto, para uma ação comercial, e depois voltou a ser loira: processo pode sensibilizar muito os fios
Xuxa já mudou do loiro para o preto, para uma ação comercial, e depois voltou a ser loira: processo pode sensibilizar muito os fios
Foto: Raphael Castello/ AgNews/ Daniel Ramalho / Terra

Terra - Se uma pessoa loira tinge de preto e não gosta, o que tem de fazer para voltar à tonalidade anterior?

Rodrigo Cintra - Se ela era loira, coloriu de preto e se arrependeu, esse processo de novo clareamento pode sensibilizar muito o cabelo dela e até quebrá-lo. O ideal é começar um processo de clareamento gradativo, com alguns fios de luzes até o clareamento total. Tem que ser aos poucos. Por isso, deve-se pensar muito antes de colorir o cabelo de preto.

Terra - Quais os cuidados que uma pessoa que tinge o cabelo de loiro muito tempo tem de ter para manter os fios saudáveis?

Rodrigo Cintra - O cuidado para uma loira manter os cabelos saudáveis é investir em bons produtos de manutenção, como as máscaras de reconstrução à base de queratina, que deixam o cabelo mais firme e forte e ainda evitam quebras. Se conseguir ir a cada 15 dias a um salão para fazer uma hidratação profissional, o resultado será maravilhoso, mas manter em casa é fundamental.

Terra - Quais os principais riscos de manter a cor clara muito tempo nos fios: pode ressecar, tem de cortar sempre?

Rodrigo Cintra - A descoloração é um processo que resseca muito o cabelo. Existem produtos que protegem os fios da agressão da descoloração. Uma mulher que gosta de ser loira e faz o processo com frequência deve cortar os fios a cada 4 meses para tirar as pontas mais sensíveis, necessário para manter os cabelos saudáveis. O ideal é procurar um profissional que consiga clarear o cabelo sem sensibilizá-lo e que use produtos de qualidade na descoloração.

Uma mulher que gosta de ser loira e faz o processo com frequência deve  cortar os fios a cada 4 meses para tirar as pontas mais sensíveis, necessário para manter os cabelos saudáveis, explicou o hair stylist
Uma mulher que gosta de ser loira e faz o processo com frequência deve cortar os fios a cada 4 meses para tirar as pontas mais sensíveis, necessário para manter os cabelos saudáveis, explicou o hair stylist
Foto: Divulgação

Terra - Como a raiz cresce rápido, qual a melhor forma de disfarçar: quanto tempo tem de fazer os retoques, há como esconder a raiz sem tinta?

Rodrigo Cintra - A mulher que tinge o cabelo de loiro, com tinta, infelizmente tem de retocar o cabelo mensalmente. Não tem como esconder essa raiz, pois é um contraste grande: do natural com o muito loiro. O reflexo é uma boa opção para uma mulher que deseja ser loira e retocar com menos frequência, a cada três ou quatro meses. E uma possibilidade de conseguir uma manutenção menor é fazer um sistema muito usado no salão: fios de luzes e apagar a raiz usando um tonalizante da cor do cabelo da cliente, bem na saída do reflexo, para tirar as marquinhas. Então, o cabelo não fica com a raiz marcada quando cresce.

O ideal, segundo Rodrigo Cintra, é fazer o clareamento gradualmente, começando por fios de luzes
O ideal, segundo Rodrigo Cintra, é fazer o clareamento gradualmente, começando por fios de luzes
Foto: Divulgação

Terra – E para quem tem o cabelo preto por muito tempo: quais os cuidados? É mais fácil de manter do que loira?

Rodrigo Cintra - O cabelo escuro tem a manutenção mais prática do que o loiro, pois quando cresce não marca tanto a raiz. No loiro tem de ter um cuidado maior, usar bons produtos, ter manutenção frequente, mas é um cabelo que chama mais atenção, valoriza bastante a sensualidade da imagem, de ficar aquela loira poderosa.

Terra - Se uma pessoa quer mudar radicalmente a tonalidade, o que ela deve fazer primeiro: tentar programas de computador?Experimentar perucas na cor desejada?

Rodrigo Cintra -

Antes de mudar radicalmente é possível usar os aplicativos pelos quais você consegue se olhar e também experimentar perucas diferentes, para ver se fica bem com a outra cor. Mas é importante a análise de um cabeleireiro para ver se aquele tom desejado é o ideal para a

pele

da cliente. Às vezes, ela está com tanta vontade de ficar loira que pode usar uma peruca loira e gostar. Mas pode não combinar com o sua tonalidade pele. Por isso, recomendo buscar uma ajuda profissional para um melhor resultado.

Corte você mesma as pontas duplas do seu cabelo:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade