Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Barriga 'rasgada' é possível em mulheres; saiba como

8 abr 2013 - 13h32
(atualizado às 13h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Em um mundo em que a boa forma é objeto de desejo de qualquer mortal, famoso ou não, impossível não notar quando personalidades demonstram físico esculpido fora do comum.

Na última semana, a apresentadora Sabrina Sato fotografou a campanha da sua primeira linha de sandálias e as imagens, feitas por André Schiliró, mostraram uma barriga muito definida, com músculos aparentes. Isso sem mencionar o time de malhadas que ganham a vida mostrando o corpo, como Gracyanne Barbosa, Nicole Bahls, entre outras, que também apresentam a região bem malhada.

A atriz Jennie Garth, conhecida no Brasil pela participação no seriado Barrados no Baile no qual vivia Kelly, também foi fotografada, de férias no México, com o abdômen musculoso. A imprensa internacional logo noticiou a excelente silhueta da loura, que acaba de completar 41 anos e tem três filhos. Recentemente, ela perdeu 13 quilos em seis meses com dieta e exercícios cinco vezes por semana.

Mulheres com corpo muito definido são logo apontadas como bombadas, como se os músculos realçados fossem resultado de suplementos ou de substâncias como o hormônio do crescimento.

Pois, críticos de plantão, saibam que as mulheres podem, sim, conquistar corpo malhadaço e abdômen marcado, mas que isso pede muita, mais muita malhação.

Quem explica é o cirurgião plástico André Colaneri, especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. "Há mulheres muito magras, muito malhadas e com baixo porcentual de gordura", diz. O especialista explica que nem cirurgias plásticas, nem o uso de substâncias que facilitam o desenvolvimento muscular podem garantir uma barriga definida. Isso é resultado da redução de gordura corporal e de hipertrofia muscular, tarefas que precisam ser feitas em conjunto.

<p>Gracyanne Barbosa é uma das personalidades que ajuda a propagar a moda das mulheres saradas e mostra barriga bem musculosa</p>
Gracyanne Barbosa é uma das personalidades que ajuda a propagar a moda das mulheres saradas e mostra barriga bem musculosa
Foto: AgNews

Só o trabalho de hipertrofia não elimina a camada de gordura que 'esconde' os músculos. Ao mesmo tempo em que apenas dieta ou exercícios aeróbicos garantem eliminar gordura do corpo, mas não farão os músculos crescerem. Basta comparar corpos de atletas como os maratonistas, que são magros, mas com músculos definidos, com os de outros que precisam desenvolver a musculatura, como é o caso da saltadora russa Elena Isinbayeva e da brasileira Maurren Maggi.

O médico explica que a cirurgia plástica, no caso a lipoaspiração, ajuda a tirar a gordura. "Não dá definição pois não mexe nos músculos. No caso de mulheres que passaram pela gravidez, uma abdominoplastia aproxima o músculo do estado anterior à gestação, mas não deixa ninguém mais forte", diz André.

Sobre o uso do hormônio do crescimento, o GH, André afirma que quem o usa busca um facilitador para a queima calórica e o ganho de massa muscular, mas que ainda não há um consenso sobre os reais efeitos desse tipo de terapia de reposição. "Não recomendo e não farei tão cedo. É como a pílula anticoncepcional. No começo eram usadas doses mais altas, que causaram aumento de casos de câncer de mama e endométrio, e hoje sabe-se qual a dose segura para ser ingerida. O GH ainda está evoluindo, não se sabe quais os reais efeitos colaterais", afirma.

Mas tudo isso ainda precisa contar com a predisposição genética para ganhar massa muscular. "Há pessoas com tendência a ter musculatura mais avantajada mais facilmente", diz o cirurgião, lembrando ainda que com o passar dos anos os músculos também perdem massa apesar dos exercícios.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade