PUBLICIDADE

Aprenda truques para fazer a barba sem causar irritação

30 jul 2013 - 07h22
(atualizado em 3/8/2020 às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Ícone de beleza e virilidade, uma barba bem feita pode valorizar a produção dos papais de todas as idades. No entanto, como nem tudo são “flores” na hora de aparar os pelinhos do rosto, conhecer alguns truques simples e fáceis de adotar no dia a dia ajudam a manter a pele livre de irritações e da indesejável foliculite.

Para essa inevitável tarefa da rotina de beleza masculina, ter sempre à mão uma boa lâmina, creme emoliente, espuma de barbear específica para o tipo de pele e espelho simplifica bastante o processo da barbeação, além de garantir um belíssimo resultado final. “A inflamação de um ou mais folículos capilares acontece quando o homem não está fazendo a barba corretamente. Por isso, ele tem que saber em qual sentido o fio cresce para não danificá-lo e ter cuidado em todas as etapas”, ensina Márcio de Morais, barbeiro da Garagem Barbearia e Estética para Homens, de São Paulo.

Antes

A preparação da cútis é uma das fases mais importantes para deixar o rosto lisinho e macio. Por isso, o primeiro passo antes da remoção dos pelos é a aplicação de um creme emoliente, fundamental para diminuir a dureza da barba e facilitar o corte dos fios. Em seguida, recomenda-se molhar uma toalha e deixá-la por um minuto no micro-ondas. Após o tempo indicado, ela deve cobrir toda a área da face durante dois minutos para abrir os poros e ajudar a amolecer os pelos.

Durante

Depois da preparação do rosto, é hora de passar a espuma de barbear. O produto precisa ser específico para cada tipo de pele para deixá-la mais macia e distante dos riscos de irritação.  Além desse artigo, há também no mercado o creme de barbear, cuja função é a mesma da versão tradicional. Independentemente do cosmético escolhido, o importante é espalhá-lo por toda a barba para garantir sua ação e eficácia.  

Em seguida, deve-se dar início ao processo de remoção dos pelos. Ao passar a lâmina pela primeira vez, vale a pena lembrar que ela precisa seguir o sentido do crescimento do pelo para não agredir a cútis. A partir da segunda aplicação, no entanto, ela já pode ser aplicada em qualquer um dos dois sentidos.

Depois 

Após remover todos os pelinhos da face, a dica é tirar todo o excesso da espuma utilizada e limpar bem a região com uma toalha úmida para fechar os poros e não irritar a pele. Em seguida, deve-se aplicar a loção pós-barba para hidratar a área. Nesta hora, vale massagear bem o rosto com movimentos circulares. “Outro truque é nunca fazer a barba embaixo do chuveiro com água quente. Isso porque a prática pode ressecar a cútis e deixá-la com aspecto áspero”, ressalta Márcio.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade