PUBLICIDADE

6 ações diárias de autocuidado para transformar em rotina

Brasileiros têm se preocupado cada vez mais com o próprio bem-estar, mas é preciso constância para incluir novos hábitos no dia a dia

29 abr 2023 - 05h00
(atualizado em 15/5/2023 às 08h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O dia a dia traz diferentes desafios para a vida, mas ao mesmo passo em que demanda força de vontade para superá-los, gera aprendizado, um excelente benefício para equilibrar essa balança. Estabelecer um novo hábito segue uma linha parecida, afinal, colocar em prática o autocuidado pode ser desafiador, já que requer adaptação da rotina. 

Apesar disso, cuidar-se mais é um desejo crescente nas populações, principalmente a brasileira que, como apontam estudos recentes, tem se mostrado mais engajada com próprio bem-estar físico e mental, sobretudo após os acontecimentos que impactaram de modo direto a saúde global nos últimos anos. 

Por que parece ser tão difícil criar novos bons hábitos? 

Meditar promove o autoconhecimento e é uma ação de autocuidado
Meditar promove o autoconhecimento e é uma ação de autocuidado
Foto: insta_photos / Adobe Stock

O cotidiano é feito de uma rotina bem estabelecida, o famoso “modo automático” que acompanha cada um do levantar ao dormir, até o mesmo ciclo se iniciar outra vez. Contudo basta um pequeno nó nessa linha tão ajustada para ansiedade e estresse, por exemplo, se manifestarem. Por que isso acontece? 

É um instinto humano poupar energia, e como o cérebro adora uma rotina – com ela é possível tornar as atividades mais fluídas e menos desgastantes –, algumas ações recorrentes parecem acontecer de forma inconsciente, como a rotina matinal ou mesmo dirigir até o trabalho, trajeto repetido incontáveis vezes.   

Ao tentar inserir um novo hábito, uma pessoa está de certo modo “quebrando” a rotina instalada, ou seja, ela deixa de existir do jeito como era, porém esse é um passo necessário, afinal tornar algo habitual requer um processo que tira o cérebro da “zona de conforto”. Veja abaixo 5 hábitos para adotar e elevar o seu bem-estar. 

Hidratar-se corretamente

Você já deve ter ouvido falar que mais de 70% do corpo humano é composto por água, elemento essencial para a vida, mas ela vai muito além de evitar ou matar a sede. Quando uma pessoa está devidamente hidratada a circulação melhora, assim como a eliminação natural das toxinas. 

Pele e rins também são diretamente beneficiados, assim como o cérebro. São diversos proveitos, como um recentemente divulgado: estudo mostrou que beber água libera dopamina, neurotransmissor do prazer. Um alerta: é preciso manter-se atento à hidratação, ingerindo a quantidade ideal para o seu organismo.  

Praticar exercícios 

Realizar exercícios físicos não é somente colocar o corpo em movimento e está muito além da balança, aliás, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda ao menos 150 minutos de atividade moderada por semana para os adultos. 

Além de uma excelente forma para queimar gordura, o exercício vai ajudar circulação do sangue e fortalecer os músculos, e quando aliado a uma alimentação balanceada e bem assistida, pode colaborar para o aumento da massa magra. 

Entretanto não é apenas o corpo que se beneficia, praticar esportes ajuda a mente e requer concentração para sua correta execução. Os exercícios estimularam a produção de serotonina e endorfina, os chamados hormônios do bem-estar. 

Alimentar-se com atenção plena 

Quantas vezes você se percebeu comendo aceleradamente? Com um dia a dia dinâmico, não é raro entrar no modo automático, por isso diversas pessoas apostam na técnica de Mindfulness específica para as refeições, o Mindful Eating.  

Essa técnica tem a ver com a alimentação consciente, quando comer não se reduz à um ato saudável, entra na esfera do bem-estar. E como praticar? Aplicar atenção plena é sentir todos os sabores, perceber a mastigação, ir sem pressa degustando o alimento e aproveitando o momento, por exemplo. A digestão se inicia pelo mastigar e faz muita diferença para a saúde.  

Meditar 

O exercício é uma alternativa para os dias, com a facilidade de que pode ser executado a qualquer instante e em qualquer lugar. Mas o que significa meditar? No dicionário, refletir é um dos sinônimos, ou seja, muito distante daquele mito persistente em que se compara a meditação com “deixar a mente vazia”. 

Para realizar uma meditação, o praticante pode apostar em objetivos diferentes, como reduzir o estresse ou controlar a ansiedade, e isso também acontece pelo propósito da prática e suas técnicas que envolvem, por exemplo, o respirar. 

Meditar pode ser uma opção interessante para quem quer se conhecer mais e incluir o autocuidado na rotina, cuidando da própria autoestima. Existem meditações guiadas, aquelas nas quais um especialista dá instruções, muito indicadas aos iniciantes, meditações livres, quando o próprio praticante cria sua jornada meditativa, e várias outras modalidades.   

Preparar-se para dormir 

Geralmente as pessoas não se preparam adequadamente para dormir, simplesmente deitam e esperam o sono assistindo à tv ou navegando em suas redes sociais. 

A luminosidade pode ser uma grande vilã do sono justamente por estimular a produção de cortisol, hormônio cujo aumento de produção acontece em situações de estresse, e por isso pode atrapalhar as pessoas na hora de dormir. A cafeína é outro elemento complicador. 

Crie o hábito de deitar-se um pouco antes, evite utilizar o celular, concentre-se na respiração e garanta que o ambiente esteja confortável. Evite praticar exercícios, como fazer academia muito próximo da hora do descanso, pois a adrenalina presente no corpo após a prática também poderá inibir o sono.

Aos poucos esse hábito se tornará rotineiro e você pode, inclusive, adicionar a meditação como passo fundamental para a sua noite de sono, refletindo sobre o dia para ir acalmando os pensamentos. 

Ter um tempo apenas para si

Seja para ler o seu livro preferido, para passear com o seu pet no parque ou mesmo ficar em casa curtindo um tempo livre, dedicar momentos para si mesmo é indispensável para ter uma jornada em equilíbrio.

Atma, o seu parceiro de rotina. 

Acesse mais de 1000 meditações em um só app. 

Conheça mais aqui. 

Siga o Atma no Instagram: @atma.vc 

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade