Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atholl Brose: drinque quente para fazer em casa

Compartilhar

O inverno morde e sopra frio. A primavera, meio desconfiada, ainda está distante. Falando na redação da Custom Editora, o connaisseur Armando Coelho Borges desenrolou o cachecol e contou de coquetel que provou, certa feita, no Grand Hotel Dorá (calle Maipu 986, Buenos Aires), lá se vão... quantas doses distantes, num mês de agosto, em que fazia um frio de renguear cusco (expressão gauchesca do cachorro manco de tanto frio).

O precioso liquído escocês recebe mel e, para finalizar, um favo decorativo. É o famoso Atholl Brose.
O precioso liquído escocês recebe mel e, para finalizar, um favo decorativo. É o famoso Atholl Brose.
Foto: Reprodução

» Consulte nossa tabela de equivalências

» Leia também: coquetel também é cultura

» Prepare também: drinques para enfeitiçar

O snack-bar, no lobby do hotel, ficava aberto 24 horas (como hoje). Atendido por 'experto coquelero', requisitado por hóspedes e visitantes que contemplavam o mural do artista argentino Juan Carlos Castagnino. O coquetel já era famoso, mas pouco encontrado nos bares da vida. O Atholl Brose é uma autêntica instituição escocesa. Vejam as receitas e, ao final, a história do drinque. A vantagem é que se pode fazer em casa...

Atholl Brose (I)

INGREDIENTES

1 parte de licor de uísque (Armando sugere Drambuie)

1 colher de sobremesa de mel de abelha (pode aumentar a gosto)

½ parte de sherry cream (entre outras marcas, Havey Bristol)

MODO DE FAZER

Misture bem os ingredientes, aqueça levemente a mistura e deixe arrefecer. Sirva frio. Mas nada de gelo.

Atholl Brose (II)

INGREDIENTES

1 parte de licor de uísque

½ parte mel de abelha

Complete com leite aquecido

MODO DE FAZER

Misture bem o mel e licor de uísque, complete com leite aquecido até o topo. Nunca ferva o leite, pois, como dizem os escoceses, "milk boiled is milk spoiled". Deixe esfriar e beba.

A história do drinque

Em 1475, sob sentença de morte, Lord John, o último lorde das Ilhas, fugiu para a terra e foi perseguido imediatamente pelos condes de Atholl e Crawford. Chegando nas Terras Altas, Lord John se atirou num poço (ou algibe) e foi logo descoberto pelos perseguidores. O Conde de Atholl mandou que o poço fosse enchido com mistura de uísque, mel, cera de abelha, aveia e ramas, para encorajar o sobrevivente a não morrer afogado. Com a chegada da escolta, e com cordas, ele foi içado e viu, extasiado, que a turma de choque não era nada disso e assim partiram, todos, para traçar uma boa pizza, certamente regada a uísque e mel.

Com o tempo, o episódio foi lembrado para designar o drinque de licor de uísque com mel de abelha. Bem. A data na qual Armando Coelho Borges provou o coquetel, no Grand Hotel Dorá, em Buenos Aires, foi agosto de 1965. Antes, ele só vira a bebida em anúncio que ficou famoso do uísque "White Label", na Playboy e em outras revistas americanas, mostrando um escocês todo paramentado servindo na noite de Natal, em canecas de vidro, o mítico e quase desconhecido Atholl Brose ('brose' é purê de aveia, e Atholl, o nome do Conde).

A redação espera que a mistura aqueça neste inverno, assim como aqueceu Lord John para sair do algibe.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra