PUBLICIDADE

Aprenda a evitar problemas de saúde bucal em cães e gatos

Médico-veterinário explica cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal dos pets e como prevenir doenças graves

12 mai 2024 - 15h18
Compartilhar
Exibir comentários

Seu pet está com mau hálito, placa dentária ou dentes fracos e amarelados? Conforme o médico-veterinário Igor Soffo, do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), esses podem ser sinais de que há algo errado com a saúde bucal do cão ou gato.

Entenda como cuidar da saúde bucal dos pets
Entenda como cuidar da saúde bucal dos pets
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Existindo ou não esses sinais, é muito importante cuidar da higiene bucal dos bichinhos. Afinal, é justamente a falta dela que causa várias doenças em cães e gatos. "Doenças periodontais em pets de todas as idades não são incomuns, já que a falta de cuidado gera a predisposição ao acúmulo de placa bacteriana, favorecendo a formação de tártaro e o mau hálito", salienta o especialista.

O tártaro, especificamente, ocorre muito porque é comum que, após a alimentação, restos de comida fiquem presos nos dentes de cães e gatos. E, sem a limpeza regular, bactérias vão se acumular e formar placas bacterianas.

O acúmulo de tártaro se inicia próximo à gengiva e se estende por todo o dente. Com a evolução da doença, ligamentos e ossos são destruídos, fazendo o dente cair. Manchas amareladas são um sinal da doença, que pode se tornar muito grave. Isso porque, quando se agrava, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e atingir demais órgãos, como coração, rins e fígado.

Como prevenir

Para prevenir problemas e cuidar da saúde bucal dos pets, o mais importante é a escovação. Como a placa bacteriana aparece mais ou menos 48h após o acúmulo de sujidades, escovar com frequência vai ajudar a evitar isso, além de remover alguma que já esteja se formando.

"A escovação deve-se iniciar quando ainda jovem, desta forma o animal permite, gradualmente, a manipulação e escovação. É difícil a adaptação de animais adultos em relação à escovação", orienta o veterinário. Vale lembrar também que se deve sempre usar pastas de dente específicas para pets e petiscos para cuidado oral também podem ser úteis.

Outra dica é prestar atenção se os brinquedos mastigáveis do animal são adequados, já que eles também podem ajudar ou piorar a saúde bucal dos pets. Ademais, é essencial levar o bicho ao veterinário regularmente, para que seja feita uma avaliação. Dependendo do caso, ele pode recomendar uma limpeza periodontal, que ocorre com anestesia geral.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade