A vida moderna está destruindo o sono. A ciência explica como combater usando seu maior aliado: a luz
Especialistas explicam como alinhar o corpo ao ritmo natural da luz pode recuperar o sono e melhorar a saúde
Em um mundo saturado de lifehacks e gadgets que prometem o descanso perfeito — de máscaras de dormir a cobertores com peso —, a ciência nos lembra que a chave para uma boa qualidade do sono não está no produto que viraliza no TikTok, e sim em manter uma boa higiene do sono.
Isso envolve sincronizar nosso relógio biológico interno, conhecido como ritmos circadianos — um conceito ainda em estudo e que explica como nosso corpo é naturalmente programado para dormir.
O problema é que a vida moderna, com sua luz artificial e horários caóticos, se tornou o principal inimigo desses ritmos — e, consequentemente, de nós mesmos.
Um grande negócio. O mercado em torno de produtos que prometem melhorar o descanso movimenta bilhões de dólares por ano. Um número compreensível, afinal, ninguém quer passar a noite em claro e chegar ao dia seguinte pedindo café pelos cantos. Para evitar isso, recorremos a qualquer coisa que prometa funcionar.
No entanto, muitos desses métodos não apenas são ineficazes, como também podem ter o efeito contrário. Andrew McHill, cientista especializado em ritmos circadianos da Oregon Health & Science University, alerta que as tentativas frustradas podem desanimar as pessoas a buscar ajuda profissional, agravando ainda mais o problema.
...
Veja também
Insônia: o que é, sintomas, causas e o que fazer
Dificuldade para dormir: causas e o que fazer
Folha de louro para dormir melhor: truque muito simples que aprendi com a minha avó, funciona muito!