PUBLICIDADE

A pele oleosa te causa desconforto? Saiba como diminuir sensação

A chegada do verão pode deixar muita gente desconfortável por conta da oleosidade da pele; veja cuidados que podem te ajudar a melhorar esta sensação

16 dez 2022 - 12h07
(atualizado às 20h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Pele oleosa
Pele oleosa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A pele oleosa causa desconforto em muita gente. Principalmente com a proximidade do verão, já que a estação proporciona altas temperaturas. Apesar de este ser um problema recorrente, saiba que é possível resolvê-lo.

Segundo a dermatologista Daniela Hueb, a pele oleosa é causada pelo excesso de produção de sebo, condição que atinge até 90% das mulheres jovens. "Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele se torna gordurosa e brilhante, com poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo", diz a especialista.

Mas ainda bem que existem medidas e cuidados que servem para melhorar o aspecto da pele e diminuir o desconforto! Veja quais são eles a seguir:

Capriche na higiene

E para isso, lembre-se sempre de usar os produtos específicos para peles oleosas pois ajudam a normalizar a secreção sebácea. Essa é uma das ações mais importantes para quem quer diminuir a oleosidade da pele.

Use detergentes neutros

A escolha do produto errado contribui e muito para a oleosidade da pele. Por isso, o ideal é que quem enfrenta essa condição utilize detergentes neutros com baixo teor de gordura, além de evitar sabonetes muito ácidos ou alcalinos.

Uma dica, nesse sentido, é prezar por sabonetes e adstringentes que contenham produtos ou ativos como o enxofre, a sulfacetamida, o piroctone olamina, o zinco ou o ácido glicólico. Além disso, é importante tomar certos cuidados especiais à noite, já que é esse é momento onde ocorre a maior produção do sebo.

Portanto, higienize a pele antes de dormir e retire toda a maquiagem antes de ir se deitar. Vale pontuar também que, na hora de remover a make, a melhor opção é usar demaquilantes sem álcool, tudo bem?

O uso de produtos específicos para pele oleosa faz toda a diferença –
O uso de produtos específicos para pele oleosa faz toda a diferença –
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Aposte na esfoliação

Por fim, a esfoliação é outra opção para diminuir a oleosidade da pele. No entanto, esse é um procedimento que exige orientação dermatológica por conta de sua agressividade. Por isso, procure sempre um especialista para entender sobre sua pele e se esse é um tratamento indicado.

Fonte: Saúde em Dia; Dra. Daniela Hueb, dermatologista e referência em Gestão de Clínicas e Consultórios.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade