PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Bronzeado: 3 cuidados necessários para manter a pele saudável

Dermatologista explica o que fazer para garantir um bronzeado incrível sem prejudicar a saúde da pele durante o verão

7 dez 2022 - 16h07
(atualizado às 18h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja como conquistar um bronzeado perfeito no verão
Veja como conquistar um bronzeado perfeito no verão
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O verão está chegando e todo mundo quer ganhar uma "corzinha", né? Mas na busca pelo bronzeado perfeito, muita gente acaba expondo a pele ao sol sem proteção ou a técnicas de bronzeamento que são prejudiciais à saúde. Desta forma, a dermatologista Dra. Juliana Palo faz um alerta sobre os procedimentos que abusam dos raios UVA e UVB. 

O primeiro deles é tomar cuidado com as câmaras de bronzeamento artificial, que é proibida no Brasil desde 2009. Isso porque esses equipamentos aceleram o envelhecimento da pele e aumentam o risco de câncer. Ainda assim, a especialista afirma que é possível pegar um bronzeado sem precisar abrir mão da segurança. 

"Opções de bronzeamento artificial permitidas e que não agridem a saúde são o bronzeamento por vaporização, conhecido como jet bronze, ou com cremes aplicados em casa. Atualmente, há excelentes produtos para o bronzeamento caseiro. Os cremes autobronzeadores, por exemplo, podem ser aplicados inclusive no rosto, quando indicado no rótulo do produto", explica. 

Outra opção são os filtros solares autobronzeadores que, de acordo com a especialista, são produtos capazes de bronzear a pele ao mesmo tempo que a protege dos danos solares. Neste caso, ela recomenda utilizá-lo três vezes por semana para atingir um bom resultado. A seguir, você confere outras dicas da dermatologista para alcançar o bronzeado no verão sem prejudicar a pele:

Evite o sol forte

Evite os horários de pico da radiação solar entre às 10h e 16h. Dê preferência ao sol antes ou após esse horário.

Bronzeie-se com segurança

Use e abuse dos filtros solares autobronzeadores. Assim, além de proteger a sua pele de queimaduras e outros problemas, você consegue adquirir um bronzeado bonito no verão.

Reaplique o protetor solar durante o dia

Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou sempre depois de molhar a pele, mesmo que ele seja à prova d'água.

Que protetor solar usar?

A primeira aplicação do protetor solar é a mais importante. Por isso, ela deve ser feita com um filtro em creme, mas as reaplicações podem ser feitas por spray ou bruma. Dessa maneira, fica muito mais fácil reaplicá-lo.

Fonte: Dra. Juliana Palo, médica dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade