A geração beta viverá como as crianças dos anos 50 e os pais não poderão fazer nada a respeito
A França quer implementar várias proibições para limitar o uso de telas
A preocupação com o impacto do uso de telas no desenvolvimento das crianças nos leva a uma realidade que pode ser muito diferente para a Geração Beta, composta por crianças nascidas a partir deste ano de 2025.
Ao contrário de como a Geração Alfa cresceu em um mundo interconectado, a infância das novas gerações deverá permanecer mais próxima daquela da década de 1950. Trata-se de um freio que, longe de ser hipotético, já está em andamento.
O governo francês, por exemplo, pretende coibir o uso de telas por crianças, o que, segundo especialistas, é altamente suspeito de causar atrasos no desenvolvimento da linguagem, distúrbios do sono e diminuição da capacidade de atenção. Eles também querem fazer isso por lei, afetando todos os ambientes possíveis, tanto na escola quanto em casa.
No Brasil, algo também já está sendo feito. Em janeiro de 2025 foi sancionada a lei que restringe o uso de celulares por crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas. Tanto nas salas de aulas, quanto no espaço de recreio.
Leia também: Quer reduzir o tempo que seu filho fica no celular? Temos DUAS dicas que podem ajudar!
Telas e crianças: um alerta para ficar atento
...
Veja também
Perguntas que as avós não devem fazer aos netos, segundo a psicologia
Crianças com hábito de ler têm pais que fizeram essas cinco coisas quando eram bebês