A ciência tem um conselho universal para queimar calorias caminhando: não se trata de não descansar, mas sim do contrário
Uma pesquisa revelou que fazer pausas durante a caminhada pode ajudar a melhorar o condicionamento físico
Faz algum tempo explicamos um conceito universal sobre a perda de peso: não existe uma fórmula única que funcione para todo mundo. O que há, na verdade, são orientações gerais que podem ajudar, em maior ou menor grau, a reduzir o peso.
Desde então, aprendemos muito sobre os melhores exercícios para emagrecer, os tipos de dieta mais eficazes e, o mais básico de tudo: por que, afinal, continuo ganhando peso? Um método que os especialistas sempre recomendam é, em teoria, o mais simples de todos — caminhar.
E agora sabemos qual é a melhor forma de fazer isso. Já sabíamos que caminhar é um exercício indicado para manter a saúde e até ajudar no controle do peso. No entanto, se você passa metade da vida saindo de casa e tentando chegar ao destino o mais rápido possível, a ciência tem um aviso: se o objetivo é queimar calorias, você pode estar fazendo errado.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Milão, liderado por Francesco Luciano, realizou uma série de experimentos e chegou à mesma conclusão: ao contrário do que se imagina, para queimar mais calorias caminhando é mais eficaz fazer pausas para descanso do que caminhar de forma contínua do início ao fim. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.
...
Veja também
Especialistas de Harvard revelam quanto tempo devo caminhar por dia para eliminar o açúcar do corpo
Emagrecer caminhando: o que a ciência revela sobre perder peso sem dieta