A ciência revela o truque mais simples para correr mais rápido, sem exigir mais força nem resistência
Estudo mostra como pequenas mudanças na forma de pensar podem impactar o desempenho de atletas
Correr é uma atividade que você pode amar ou odiar — tudo depende se está fazendo isso por esporte ou para fugir de uma situação de perigo. No primeiro caso, há uma busca constante por melhorar o desempenho, seja em distância ou velocidade. E, enquanto aumentar a distância exige treino e resistência física, correr mais rápido pode ser mais simples do que parece.
Um estudo realizado na Inglaterra com jogadores de futebol mostrou ser possível ganhar explosão e intensidade na corrida ao adotar estratégias de linguagem interna. Pensar, por exemplo, que está sendo impulsionado por um foguete ajudou os participantes a melhorar o tempo no sprint.
Se você pratica algum esporte que exige agilidade, é provável que já tenha testado formas de se tornar mais rápido e superar os adversários. Escolher o equipamento certo — como calçado e roupa — faz parte desse processo, facilitando o treino ao eliminar obstáculos físicos. Menos preocupações com cadarços soltos ou peças desconfortáveis, mais foco nos movimentos.
Mas, segundo a Universidade de Essex, no Reino Unido, o segredo para correr mais rápido pode não estar no corpo — e sim na forma como percebemos o ambiente ao nosso redor. Para investigar isso, pesquisadores conduziram um estudo com 20 jovens atletas da academia de futebol do Tottenham Hotspur.
...
Veja também