A ciência resolveu um dos mistérios mais estranhos da espécie humana: as pessoas que não gostam de música
A condição recebeu o nome de anedonia musical específica e tem relação com o circuito de recompensa do cérebro
Todos temos como certo que a música é uma fonte universal de prazer. Ela nos acompanha para animar o dia, ajudar na concentração, celebrar ou superar o fim de um relacionamento. Mas existe um pequeno percentual da população para o qual ouvir sua "música favorita" é tão emocionante quanto escutar o chiado de uma TV fora do ar. E não se trata de mau gosto ou excentricidade: essas pessoas sofrem de anedonia musical específica.
Um artigo, publicado por pesquisadores da Universidade de Barcelona e da Universidade McGill, investigou por que algumas pessoas são imunes ao encanto da música. A resposta não está nos ouvidos, mas em uma desconexão peculiar nos "circuitos" do cérebro.
A ideia de que alguém possa não gostar de música pode parecer estranha. Ainda assim, por meio de ferramentas como o Questionário de Recompensa Musical de Barcelona (BMRQ), os pesquisadores identificaram um grupo de pessoas que, apesar de terem audição perfeita e apreciarem outras fontes de prazer, como comida, dinheiro ou sexo, permanecem completamente indiferentes a qualquer canção.
A essa condição deu-se o nome de anedonia musical específica. Pessoas com esse quadro conseguem identificar se uma música é triste ou alegre, mas não sentem absolutamente nada. Não experimentam arrepios, a pele não se eriça e não surge o impulso de acompanhar o ritmo com o corpo. Para elas, a música é apenas mais um som — sem qualquer camada de emoção.
...
Veja também
O que significa ter medo de palhaço, de acordo com a psicologia?
Porque algumas pessoas praticam atos de vandalismo, segundo a psicologia?