6 dicas simples para amenizar o refluxo
Alguns hábitos alimentares devem ser evitados para reduzir sintomas como azia e sensação de queimação
Azia, sensação de queimação e tosse seca. Esses são alguns dos principais sintomas de refluxo, condição caracterizada pela volta de ácidos estomacais pelo esôfago. A sensação é bastante incômoda e, se não tratada, pode levar a outros problemas de saúde, como úlcera no esôfago e esofagite erosiva.
A boa notícia é que algumas mudanças de hábitos, principalmente relacionados à alimentação, são capazes de aliviar o refluxo. Vale lembrar que, caso os sintomas não melhorem, é fundamental buscar ajuda médica para iniciar o tratamento adequado.
Com ajuda de Eduardo Moura, diretor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o MinhaVida listou 6 dicas simples para amenizar o refluxo. Confira a seguir!
1. Evite bebidas e alimentos que aumentam os sintomas
Entre os alimentos que devem ser evitados em casos de refluxo estão as bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas com cafeína, como café e alguns tipos de chás. Alimentos ricos em açúcar e adoçantes artificiais não são recomendados, assim como o chocolate.
Algumas frutas podem piorar os sintomas do refluxo, como as cítricas. É o caso do limão, laranja, mexerica, abacaxi, maracujá, kiwi, morango, amora, uva, romã, carambola, entre outras. Alguns temperos naturais não são recomendados também, como alho, cebola, hortelã e pimenta. Batatas, tomates, milho e grãos em geral devem ser igualmente evitados.
...
Veja também
Doença do refluxo gastroesofágico: o que é, causas e tratamento
Gastrite: 9 alimentos para evitar
Dor no peito: é infarto do miocárdio ou excesso de gases? Saiba diferenciar