5 coisas que você espera do seu parceiro, mas ele não tem nenhuma obrigação de fazer
Cobranças excessivas e idealizações podem desgastar sua relação. Veja atitudes que parecem normais, mas não são obrigação do outro.
Todo mundo já idealizou um parceiro ou uma parceira em algum momento da vida: uma pessoa que esteja sempre disponível, entenda o que você sente sem precisar explicar e, claro, que esteja disposto a mudar por amor. Mas será que toda essa situação é justa?
Segundo a psicoterapeuta Rejane Sbrissa, esperar demais do outro pode não apenas prejudicar o relacionamento, como também afetar sua saúde emocional e autoestima. "O problema é que, ao idealizar um parceiro, você maximiza de forma irreal o que essa pessoa é e pode oferecer na relação", explica a especialista.
Segundo ela, essa idealização exagerada gera expectativas difíceis ou até impossíveis de serem atendidas e aí surgem frustrações, inseguranças e até comportamentos nocivos, como aceitar atitudes abusivas por medo de perder o outro.
Leia mais: Psicólogo revela as 4 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro
1. Adivinhar o que você sente e quer
Muita gente espera que o parceiro adivinhe pensamentos, sentimentos e vontades, como se estivesse sempre "sintonizado" com você. Mas isso é irreal. "Esperar que o outro adivinhe o que você deseja é uma armadilha emocional. Isso mina a comunicação direta e cria frustrações desnecessárias", alerta Rejane. Falar de forma aberta sobre suas necessidades é essencial para uma relação madura e equilibrada.
2. Aceitar tudo em nome do amor
...
Veja também
5 coisas que você espera do seu parceiro, mas ele não tem nenhuma obrigação de fazer