31 de julho é o Dia do Vira-Lata! Saiba mais sobre a data
A data também tem o objetivo de combater o estigma de que esses animais sejam "inferiores" e estimular a adoção
Neste 31 de julho, celebra-se o Dia do Vira-Lata. Um ícone nacional que, por onde passa, esbanja simpatia, carisma e (muito) amor. Estes cães sem raça definida têm uma mistura de genes e um jeitinho único de ser. O caramelo, então, é uma paixão nacional!
Estes peludos provam que a beleza está na diversidade! Além disso, a data também tem o objetivo de combater o estigma de que esses animais sejam "inferiores". Ele é tão querido que já foi tema de uma petição pública, em 2020 para que ele estampasse as notas de R$ 200.
Cachorro Vira-Lata: benefícios e cuidados com estes peludos
Adotar um vira-lata é embarcar em uma aventura cheia de descobertas. Cada um é um universo à parte, com uma personalidade que pode variar do mais dengoso ao mais brincalhão, do mais calmo ao mais atlético. É como ganhar um "presente surpresa" da vida. Por isso, a cada dia você descobre uma nova faceta desse companheiro leal.
Quem tem um cachorro sem raça definida, convive com uma gratidão sem tamanho, principalmente se tiver sido resgatado das ruas. Além disso, a vida fica mais leve. A casa vira um lar, cheia de pêlos e amor. Mais bagunçada, é verdade. No entanto, bem mais feliz. As brincadeiras desajeitadas, os olhares pidões e a pura alegria de vê-los após um longo dia de trabalho são um bálsamo para a alma. Eles nos ensinam a viver o presente e a valorizar as pequenas felicidades.
Ele tem fama de ser 'duro na queda', mas não é bem assim. Requer cuidados, como qualquer outro cachorro.
- Veterinário: Vacinação em dia, vermifugação regular e consultas anuais são fundamentais. Fique atento a qualquer mudança de comportamento, apetite ou energia. A prevenção é sempre o melhor remédio.
- Nutrição: Uma dieta balanceada com ração de qualidade é fundamental. Nada de restos de comida humana que podem desequilibrar a saúde deles. Cada idade e porte tem sua necessidade nutricional específica!
- Exercício (e diversão): Seja um passeio no parque, uma corrida no quintal ou brincadeiras com bolinhas, a atividade física é vital para a saúde física e mental do seu vira-lata. Ajuda a controlar o peso, gasta energia e evita o tédio.
- Amor e paciência: Treinar um vira-lata é um processo que exige carinho e paciência. Reforço positivo, como petiscos e elogios, funciona muito melhor do que broncas. Lembre-se, eles estão aprendendo a viver em um novo mundo com você!
Confira alguns peludos para adoção:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram