A natureza é a principal atração na Chapada Diamantina, uma excelente opção para quem quer sossego durante a virada de ano. O lugar é um exemplo de preservação e turismo ecologicamente correto. As visitas a cavernas na região foram regulamentadas. No Poço Encantado, conhecido por seu lago azul translúcido bastante profundo (com mais de 60 metros), foi feito um estudo sobre a capacidade de receber turistas, as galerias abertas à visitação e as atividades permitidas no interior da caverna. A visitação em massa pode contribuir para a corrosão dos cristais, o desgaste de suas rochas e a extinção da fauna.
Lençóis, principal cidade da região, é bem simpática, com gente simples e cordial. Se o seu roteiro tiver mais de um dia, com certeza você irá sair de lá com endereço e telefone de um novo amigo. Para os turistas, a maior atração, à noite, é uma pequena feira de artesanato no centro da cidade. Também, quem vai querer fazer programa noturno agitado depois de um dia em ritmo acelerado?
Os postais também são programas obrigatórios. O Morro do Camelo só dá para ser observado de baixo, não é permitida a escalada. Entretanto, no Morro do Pai Inácio dá para subir e contemplar uma das mais belas paisagens de toda a Chapada. Lá do alto, observar o pôr-do-sol é uma experiência fantástica. Tanto, que os turistas chegam a aplaudir o momento em que o astro-rei se põe definitivamente. Porém, vá preparado; como o morro fica num terreno particular, paga-se 5 reais a entrada. Os dois morros e Monte Tambor, estão localizados no município de Palmeiras.
A Gruta da Pratinha é outro lugar encantador, com um ecossistema muito delicado. Por esse motivo, o mergulho livre não é permitido, apesar de um paulista ter se instalado no local para alugar equipamentos de mergulho para quem quiser. Quando as águas da gruta escoam para o Lago Pratinha, pode-se ver uma infinidade de peixinhos. A água é translúcida, azul bem clarinho. No lago, os turistas podem banhar-se à vontade. É um dos melhores locais para banho para quem não sabe nadar - não tem mais de 1,50m.
Não deixe de conhecer o Poço do Diabo. Com águas cor de chá (cor predominante dos rios da região devido à concentração de ferro), é um lugar deslumbrante. Foi lá que Fábio Júnior gravou várias cenas da novela "Pedra Sobre Pedra", como o fotógrafo Jorge Tadeu. E os guias mostram até a pedra onde ele ficava escondido para "clicar" as beldades.
Agência Estado/Redação Terra