Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CEARÁ

Cultura e agito no Dragão do Mar

Carol Nascimento/AE
O Centro Cultural Dragão do Mar
é um dos passeios imperdíveis
Em 25 de março de 1884 o Ceará destacou-se como o primeiro estado a abolir oficialmente a escravatura no País. Nessa luta, ganhou vulto o jangadeiro Chico da Matilde, o "Dragão do Mar", pela recusa em transportar os escravos dos navios negreiros. Transformou-se em símbolo da resistência popular contra a escravidão. Em sua memória foi batizado o novo núcleo de cultura de Fortaleza, o Centro Cultural Dragão do Mar. E não é uma simples homenagem. O Centro Cultural nasceu com a proposta de ir contra o mercado cultural globalizado, fomentando talentos emergentes e resgatando a cultura cearense.

Inaugurado em abril de 1999, é o maior expoente do crescimento econômico e cultural de Fortaleza. Num complexo de 30 mil m², o Centro abriga dois museus: o Museu Arte Contemporânea, com temporadas de exposições de artistas nacionais e internacionais, e o Memorial da Cultura Cearense, onde visitantes podem mergulhar, como o próprio nome já diz, na cultura cearense e no cotidiano do vaqueiro nordestino. São 800 m² divididos em seis salões, com qualidade e organização que não perde em nenhum detalhe para grandes exposições, como as Bienais em São Paulo. A exposição utiliza recursos cenográficos, fotografias e objetos típicos como bordados, xilogravuras, cerâmicas e literatura de cordel.

Além dos museus, o espaço possui um planetário - um dos mais modernos do mundo -, um anfiteatro, com capacidade para 840 pessoas, um auditório, oficinas de artes, duas salas de cinema gerenciadas pelo Espaço Unibanco, uma livraria, uma biblioteca e um café, além de outros espaços de conveniência como lanchonetes e restaurantes com eventos periódicos para todos os gostos. A cada dia da semana um projeto de formação de platéia apresenta dança, teatro, poesia, música e literatura. São as "Quartas Literárias", a "Quinta com Dança", o "Sábado Acústico", as "Rodas de Poesia", também aos sábados, e os projetos musicais realizados às sextas.

Referência - Investimentos de R$ 20 milhões do Governo Estadual transformaram uma região de ruínas de antigos depósitos da zona portuária numa área com prédio históricos revitalizados que hoje abriga restaurantes, bares e danceterias. É o novo ponto de referência de Fortaleza. Todas as noites os espaços do Dragão do Mar e a área ao redor ficam repletos de turista e locais tomando cerveja, ouvindo boa música ou recitando poesias. Um passeio imperdível!

Serviço - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema. Tel.: (0xx85) 488.8600 ou 219.1816. Terça a sexta, das 10 às 18h. Sábados e domingos, das 14h às 22h. Os museus têm entrada gratuita aos domingos e para escolas públicas com agendamento prévio.

Leia mais:
» Fortaleza, uma metrópole tropical
» A cidade é símbolo de força e resistência
» Um passeio pela orla da capital
» Norte e Sul não é coisa de cearense
» Em busca do Sol poente
» Vamos quebrar a canoa
» Beach Park: fortes emoções à beira mar
» Diversão garantida de segunda a segunda
» Nada mais brasileiro do que uma boa cachaça
» Tudo que você precisa saber para ir a Fortaleza

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade