Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CEARÁ

Vamos quebrar a canoa

Carol Nascimento/AE
Canoa está fixada sobre uma falésia, cercada de
dunas, por onde se perdem tímidos oásis
Descoberta nos anos 70 por hippies e aventureiros, Canoa Quebrada começou a crescer no início da década de 90, com a chegada da luz elétrica. Assim como Jericoacoara, a praia é conhecida como uma das mais belas do mundo. E não é para menos: Canoa está fixada sobre uma falésia avermelhada, cercada de dunas, por onde se perdem tímidos oásis, com uma praia de areias claras e fofas. Em alguns pontos, recebe quedas d'água de pequenos riachos, além de ser banhada por um calmo mar esverdeado. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais. Apesar do aumento do fluxo turístico nesses últimos dez anos, ainda mantém-se como um grande povoado, com uma estrutura simples e aconchegante.

A rua principal de Canoa leva um nome que está longe de ser a cara da cidade: a Broadway. Nada de luxo e nada de luzes coloridas, a avenida de terra, assim como toda a vila, reúne lojinhas, pousadas, pequenos restaurantes e alguns bares. O Bar do Reaggy, com música ao vivo, é o mais antigo de Canoa. O forró, ritmo que está em todos os lugares do Ceará, também invade os bares da Broadway.

De Canoa pode-se fazer passeios de buggy e seguir, por exemplo, para Ponta Grossa, onde está a maior duna da região. No fim de tarde, no alto da duna, pode-se avistar de um lado o sol se pondo e de outro a lua nascendo. Na maré baixa é possível seguir de jipe ou buggy pela areia da praia, tendo um visual único: de um lado as falésias, do outro o mar e à frente, o horizonte de areia clara. O trecho de Canoa a Icapuí, cerca de 40 quilômetros, constitui a maior extensão de falésias seqüenciais da América do Sul. Esquibunda e passeios a cavalo são outras boas opções de lazer.

Vamos quebrar a canoa - O nome Canoa Quebrada tem história. Em 1650, um navegador português teve o barco avariado ao chocar-se contra uma pedra e acabou encalhando na praia. Os pescadores tentaram consertar o barco mas, inseguros por só conhecerem balsas e canoas, diziam: "vamos quebrar a canoa". Originou-se, então, Canoa Quebrada.

Serviço - Para chegar a Canoa, a 160 quilômetros de Fortaleza, deve-se seguir pela CE 040 até Aracati e, a partir de lá, pela Rodovia Sol Nascente. Ao todo, são duas horas de viagem.

Leia mais:
» Fortaleza, uma metrópole tropical
» A cidade é símbolo de força e resistência
» Um passeio pela orla da capital
» Norte e Sul não é coisa de cearense
» Em busca do Sol poente
» Beach Park: fortes emoções à beira mar
» Diversão garantida de segunda a segunda
» Cultura e agito no Dragão do Mar
» Nada mais brasileiro do que uma boa cachaça
» Tudo que você precisa saber para ir a Fortaleza

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade