Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CEARÁ

A cidade é símbolo de força e resistência

Carol Nascimento/AE
O teatro José de Alencar, de 1908, possui
elementos neoclássicos e art nouve
Fortaleza surgiu como um símbolo de resistência e força. Em 1649, foi construído o Forte Schoonenborch, que serviria de base militar dos holandeses contro o ataque português. Venceram os portugueses e em 1816 o forte passou a se chamar Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, de onde vem o nome da vila formada em torno da fortificação. Em 1726, é fundada a cidade de Fortaleza, que ainda hoje conserva grande parte das suas construções históricas, algumas desgastadas pelo tempo.

A cidade dispõe de 13 construções tombadas pelo patrimônio público estadual e cinco pelo patrimônio federal, entre eles, a antiga Assembléia Provinçal e o Teatro José de Alencar. Conhecer esses monumentos é tarefa simples, afinal, quase todos estão concentrados na região central da cidade. Atualmente, a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção é a sede da 10ª Região Militar, mas permanece aberta à visitação pública. Atrás do forte, fica o Passeio Público, palco do fuzilamento de alguns heróis da Confederação do Equador em 1824, hoje, ponto de prostituição.

Nas proximidades do forte estão a Secretaria da Fazenda, a Catedral Metropolitana e o Mercado Central, além de velhas construções mal cuidadas. Não é o caso do prédio da secretaria que, recém reformado, ainda mantém as características da construção de 1927. A Catedral, erguida entre 1937 e 1963, foi inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha, e é caracterizada pela imponência e pelos belos vitrais no seu interior. Já o Mercado Central, onde se vende o artesanato local, constitui um prédio moderno, capaz de empolgar apenas os consumidores mais ávidos por "lembrancinhas".

Pernas pra que te quero - Seguindo em direção à região mais central da cidade, quase numa mesma quadra encontram-se diversos prédios históricos. Descendo no Museu do Ceará - antiga Assembléia Provincial, construída entre 1856 e 1871 - pode-se conhecer um pouco da cultura local, muito presente em diversos museus e centros culturais da cidade. No acervo do Museu estão peças históricas e antropológicas que contam um pouco da cultura cearense. Seguindo pela Praça dos Leões, construída em 1877 e assim chamada por abrigar estátuas de leões de bronze trazidas de Paris no começo do século, chega-se à Igreja do Rosário e ao Palácio da Luz. A primeira foi construída no século 18, por escravos que a utilizavam como local de orações e lamentos. O Palácio da Luz, também do século 18, foi construído com mão-de-obra indígena para servir de residência a um Capitão-mor. O Governo Imperial o adquiriu em 1814.

Um pouco distante desse núcleo central está o Teatro José de Alencar, construído entre 1908 e 1910, onde predominam elementos arquitetônicos neoclássicos e da art nouveau, visita imperdível. O Teatro possui uma agenda de espetáculos movimentada, além de abrigar biblioteca e galeria de arte. Retornando em direção à orla marítima está a Antiga Cadeia Pública - construída entre 1850 e 1866 - e a Estação Ferroviária João Filipe, um prédio extenso, inaugurado em 1880, totalmente reformado mas com sua fachada original inalterada. Já a antiga cadeia pública é um passeio, no mínimo, curioso. Nas antigas celas que detinham assassinos, bandidos e ladrões, ficam 104 lojinhas de artesanato. O local também abriga dois museus: o Museu de Arte e Cultura Populares e o de Minerais.

Leia mais:
» Fortaleza, uma metrópole tropical
» Um passeio pela orla da capital
» Norte e Sul não é coisa de cearense
» Em busca do Sol poente
» Vamos quebrar a canoa
» Beach Park: fortes emoções à beira mar
» Diversão garantida de segunda a segunda
» Cultura e agito no Dragão do Mar
» Nada mais brasileiro do que uma boa cachaça
» Tudo que você precisa saber para ir a Fortaleza

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade