Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CEARÁ

Um passeio pela orla da capital

Carol Nascimento/AE
Conhecida como "praia dos amores", a Praia de
Iracema é a princesinha de Fortaleza
Na Avenida Beira Mar está concentrada a maior parte dos hotéis - inclusive os mais cotados de Fortaleza - e restaurantes da cidade, o que garante um movimento permanente no seu calçadão. Com quatro quilômetros de extensão, começa na praia de Mucuripe e só termina na Praia de Iracema. No fim da tarde transforma-se em ponto de cooper, ciclismo, passeios, compras e de manifestações culturais. A praia, infelizmente, é imprópria para banho, mas conserva a sua beleza natural.

A Praia de Mucuripe é reduto dos pescadores de Fortaleza. Nas suas areias, jangadas rústicas, feitas da madeira de carnaúba, se deitam ao sol depois alguns dias de pesca e trazem para a praia peixes e mariscos frescos, movimentando o mercado de peixes da região. É ali que se comem as mais apetitosas peixadas da cidade, nos restaurantes Rei da Peixada e Peixada do Meio. Do mirante do Farol de Mucuripe a vista panorâmica da cidade é única. Entre os diversos estabelecimentos do local, o restaurante Alô Brasil é o mais visado.

Na Praia do Meireles, artistas mambembes fazem shows de humor na calçada. Ali, todos os dias ao cair da tarde, diversas barracas são montadas dando início a uma das mais conhecidas feiras de artesanato da cidade. Na feira pode-se encontrar os tradicionais trabalhos em renda de bilro, os bordados, crochês e redes - muitas redes, para poder se espreguiçar em casa bem ao jeito nordestino de ser -, bolsas, cachaças, além de frutas e outras iguarias do Ceará.

Na Praia de Iracema, conhecida carinhosamente como "praia dos amores", bares e restaurantes estão por todos os cantos. Uma das regiões mais antigas de Fortaleza, passou por processo de revitalização e hoje é uma das noites mais badaladas da cidade. Avançando pelo calçadão em direção ao mar, está a Ponte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica, onde pode-se apreciar o pôr-do-sol. O local também é ponto de observação de golfinhos, os quais costumam aparecer no início da manhã e, por vezes, no finalzinho da tarde.

Fora do circuito Beira Mar, depois da Praia de Mucuripe, está a Praia do Futuro, a mais procurada pelos jovens fortalezenses nos fins de semana. Em toda a sua extensão, é repleta de quiosques vendendo coquetéis e pratos típicos da região. O mar aberto e limpo permite aquele tão sonhado mergulho depois de algumas horas de sol e calor incessantes. Para tirar o sal, uma ducha de água doce. Na maré baixa, uma relaxante imersão nas piscinas naturais que se formam na areia é boa pedida.

Leia mais:
» Fortaleza, uma metrópole tropical
» A cidade é símbolo de força e resistência
» Norte e Sul não é coisa de cearense
» Em busca do Sol poente
» Vamos quebrar a canoa
» Beach Park: fortes emoções à beira mar
» Diversão garantida de segunda a segunda
» Cultura e agito no Dragão do Mar
» Nada mais brasileiro do que uma boa cachaça
» Tudo que você precisa saber para ir a Fortaleza

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade