Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CEARÁ

Em busca do Sol poente

Carol Nascimento/AE
Jangadas rústicas oferecem
passeios aos turistas
Na Costa do Sol Poente, o predomínio são as largas faixas de areia separadas por rios. O mar de águas rasas e as diversas lagoas e lagamares rodeadas por coqueiros e montanhas de areia, enchem os olhos dos que chegam. As dunas são pistas que correm para as águas geladas das lagoas. O esporte local é o esquibunda, que fez a fama de Fortaleza por todo o País. A mais famosa lagoa para onde é possível escorregar em cima de um pedaço de madeira é a de Parnamirim, em Cumbuco, que fica no topo de uma montanha de 20 metros de altura.

Não é a toa que a praia de Cumbuco é a mais procurada do litoral oeste de Fortaleza, e por esse motivo possui excelente infra-estrutura turística. A praia não tem nada de excepcional, mas é de lá que saem cavalos, jegues, quadriciclos e buggys em direção às dunas móveis da região. "Com ou sem emoção?". Essa é a primeira pergunta que lhe será feita pelos bugueiros. Traduzindo em linguagem leiga, significa um leve passeio observando a bela paisagem, ou uma forte aventura, descendo dunas de 10 metros de altura a 40 quilômetros por hora. Por esse motivo, é importante procurar bugueiros que estejam cadastrados pela prefeitura, que já possuam experiência e conheçam toda a região. Os que ficam logo na entrada da praia se oferecendo aos turistas que chegam, e com aquele precinho promocional, não são registrados. Mas se o rumo é contrário, em direção ao mar, jangadas rústicas oferecem passeios aos turistas. Prepare-se para ficar completamente molhado.

Em Lagoinha, a 124 quilômetros de Fortaleza, o destaque é uma pequena faixa de areia em forma de meia lua, cercada por dois morros repletos de coqueiros. Pequenas quedas d'água, arrecifes e dunas completam o cenário. Para hospedagem, pequenas pousadas e barracas típicas à beira mar. Bem mais adiante, a 318 quilômetros de Fortaleza, está Jericoacoara, um paraíso perdido. Jeri, como foi apelidada pelos nativos, é conhecida como uma das dez praias mais belas do mundo.

Leia mais:
» Fortaleza, uma metrópole tropical
» A cidade é símbolo de força e resistência
» Um passeio pela orla da capital
» Norte e Sul não é coisa de cearense
» Vamos quebrar a canoa
» Beach Park: fortes emoções à beira mar
» Diversão garantida de segunda a segunda
» Cultura e agito no Dragão do Mar
» Nada mais brasileiro do que uma boa cachaça
» Tudo que você precisa saber para ir a Fortaleza

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade