Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CEARÁ

Norte e Sul não é coisa de cearense

Carol Nascimento/AE
O corredor formado entre falésias da Praia
de Morro Branco, conhecido como Labirinto
Litoral Norte e Sul não é coisa de Cearense. Lá, tudo funciona de um jeito particular. De um lado, a Costa do Sol Nascente. Do outro, a Costa do Sol Poente. Afinal, localizado no extremo norte do País, sua orla se estende de leste a oeste, e não de norte a sul como na maior parte das cidades litorâneas do País. Com 573 quilômetros de extensão, o litoral cearense caracteriza-se pelo ecletismo: praias largas, dunas, falésias, mangues, lagoas, coqueiros, carnaúbas, enseadas e nascentes de água doce.

Para o lado onde o sol nasce, leste de Fortaleza, os traços marcantes são as falésias de areias coloridas de onde jorram fontes de água doce. A primeira parada é a praia de Portos das Dunas, a 22 quilômetros de Fortaleza. É lá que está o maior parque aquático da América do Sul, o Beach Park, instalado entre montanhas de areia clara e mangues. Mais adiante, as rendeiras fazem a fama de duas praias do município de Aquiraz: Prainha, a primeira vila do Ceará, e Iguape. Em ambas, as rendas de bilro, os labirintos - trabalho em que se tira todo o fio do tecido e o refaz novamente com agulha -, bordados e crochês, herança da colonização portuguesas, ficam reunidos nos Centros de Rendeiras. Iguape destaca-se também pelas inúmeras jangadas rústicas espalhadas na areia da praia. Ao todo, são 36, que se revezam no mar.

Em Caponga, perde-se um pouco do rústico, mas ganha-se em estrutura turística, com hotéis sofisticados - como La France e o Village -, bons restaurantes e diversas casas de veraneio. O visual seguinte são os paredões coloridos de Morro Branco, a 87 quilômetros de Fortaleza. Passando pelo mirante, de onde se tem uma bela vista da praia, chega-se ao Parque das Falésias, onde morros de areia colorida, em tons pastéis, são cortados por um labirinto natural. Barracas rústicas vendem as tão conhecidas garrafinhas de areias coloridas. E para os curiosos, pode-se observar o processo manual.

O próximo destino é a praia nacionalmente conhecida por ter dado a largada ao programa da Globo "No Limite". Na Praia das Fontes, as fontes de água doces, dunas e falésias compõe o cenário. A estrutura turística também é muito boa, com passeios de buggy e ultraleve, e boas pousadas e hotéis. O destaque fica para a Lagoa de Uruaú, onde se chega de buggy. Muito próxima, está a Praia do Diogo, onde se pode curtir uma paisagem realmente deserta.

A 160 quilômetros de Fortazela, está uma das mais belas praias do Ceará, Canoa Quebrada, onde, apesar da boa estrutura turística, ainda predomina a simplicidade dos bares, restaurantes e pousadas.

Leia mais:
» Fortaleza, uma metrópole tropical
» A cidade é símbolo de força e resistência
» Um passeio pela orla da capital
» Em busca do Sol poente
» Vamos quebrar a canoa
» Beach Park: fortes emoções à beira mar
» Diversão garantida de segunda a segunda
» Cultura e agito no Dragão do Mar
» Nada mais brasileiro do que uma boa cachaça
» Tudo que você precisa saber para ir a Fortaleza

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade