Turismo Especiais Diário de Viagem  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
BIRMÂNIA

O povo mais alegre do sudeste asiático

Henry Daniel Ajl
Monge em Yangon.
Leia mais
  Introdução
  O estilo de vida burmês
  Bagan: as mais lindas torres
  Explorando os templos de Bagan
  O exótico Monte Popa
  Um trekking por Kalaw
  A alegria do povo burmês
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também:
  Entenda a situação política do país
  Burma, Birmânia ou Mianmá?
  Conheça Henry Daniel Ajl

Mais Diário de Viagem:
  Explorando a essência da Índia
  Sichuan, a face colorida da China
  Nepal: as maiores montanhas
  Nova Zelândia: a beleza selvagem
 
A região oriental do país integra, junto com Laos e a porção oeste da Tailândia, o famigerado Triângulo do Ópio. Não é raro, ao explorarmos as montanhas de Shan, caminharmos por belos campos de papoula destinados à produção do narcótico.

A verdade é que as fronteiras do Estado Burmês acabam onde começam as plantações de papoula, controladas por poderosíssimos barões da droga. Além disso, as cordilheiras representam o início dos territórios habitados por diversos grupos rebeldes, entre eles, os Kareen, que lutam, há décadas, contra o governo de Mianmá.

Durante o trekking, pernoitamos em típicos vilarejos burmeses – grupos de pequenos casebres rústicos feitos de madeira e palha, geralmente localizados no sopé das cadeias montanhosas. Depois de alguns dias voltamos a Kalaw, de onde regressamos para Yangon. O prazo de meu visto extinguira-se num piscar de olhos e eu fui obrigado a deixar o país.

Durante o período em que me aventurei pelas lendárias terras da Birmânia, acabei me afeiçoando ao povo do lugar. Simpáticos e hospitaleiros, os burmeses talvez sejam o povo mais alegre de todo o sudeste asiático, apesar do fardo político que lhes é imposto.

Não imagino quando poderei voltar ao país. Agora que minha carapuça de engenheiro caiu, certamente não serei bem-vindo pela tosca burocracia que dirige Mianmá. Pretendo trabalhar para que a pressão internacional sobre a diplomacia burmesa se intensifique e para que a democracia se instale no país. Só assim dias melhores virão para o povo de Mianmá. E nós, viajantes, poderemos nos aventurar pela “Terra dos Budas Dourados”, uma das regiões mais fascinantes do mundo.

Henry Daniel Ajl

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade