Turismo Especiais Diário de Viagem  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
BIRMÂNIA

O estilo de vida burmês

Henry Daniel Ajl
Nos mercados, espetinhos de cobra
para os mais famintos.
Leia mais
  Introdução
  O estilo de vida burmês
  Bagan: as mais lindas torres
  Explorando os templos de Bagan
  O exótico Monte Popa
  Um trekking por Kalaw
  A alegria do povo burmês
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também:
  Entenda a situação política do país
  Burma, Birmânia ou Mianmá?
  Conheça Henry Daniel Ajl

Mais Diário de Viagem:
  Explorando a essência da Índia
  Sichuan, a face colorida da China
  Nepal: as maiores montanhas
  Nova Zelândia: a beleza selvagem
 
Yangon, a capital, é a síntese da turbulenta história de Mianmá. Nas movimentadas ruas da metrópole, o estilo de vida burmês, típico do sudeste asiático, mescla-se aos ingredientes indianos trazidos pelos imigrantes e à influência ocidental, representada pela decadente arquitetura vitoriana dos edifícios.

Convivendo lado a lado, budistas, muçulmanos xiitas e sunitas, judeus e hindus transformam o mercado central da cidade no mais belo e colorido caleidoscópio que se poderia esperar.

Dominando o horizonte, como um ser onipresente de ouro e brilho, a Pagoda de Shwedagon enfeitiça os viajantes. Não há como ficar indiferente aos singelos atos de pura devoção praticados por milhares de pessoas, todos os dias, no interior da Pagoda.

Antes do amanhecer, monges de diversas faixas etárias trajando vestes alaranjadas sobem descalços a escadaria que leva ao pátio interno do templo. Dividem-se em pequenos grupos de cinco ou seis e dirigem-se às estátuas de Buda espalhadas pelo local. Cerimoniosamente, acendem incensos perfumados, colocando-os junto às imagens sagradas e iniciando um longo período de meditação. Ao final, recitam algumas preces e pousam maços frescos de flor-de-lótus trazidos dos campos sobre os altares de mármore da Pagoda.

É no final do dia, contudo, que a cidade se torna ainda mais encantadora. O último suspiro dos raios solares ilumina as incontáveis cúpulas douradas que rompem o horizonte da cidade, dando a impressão de serem gigantescos faixos de luz apontados para o céu. Não por acaso, Burma é conhecida, desde a passagem de Marco Polo, no século XIII, como a "Terra Dourada".

Henry Daniel Ajl

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade