Turismo Especiais Diário de Viagem  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
BIRMÂNIA

O exótico Monte Popa

Henry Daniel Ajl
Monte Popa, um dos lugares mais
estranhos de Burma.
Leia mais
  Introdução
  O estilo de vida burmês
  Bagan: as mais lindas torres
  Explorando os templos de Bagan
  O exótico Monte Popa
  Um trekking por Kalaw
  A alegria do povo burmês
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também:
  Entenda a situação política do país
  Burma, Birmânia ou Mianmá?
  Conheça Henry Daniel Ajl

Mais Diário de Viagem:
  Explorando a essência da Índia
  Sichuan, a face colorida da China
  Nepal: as maiores montanhas
  Nova Zelândia: a beleza selvagem
 
De Bagan rumamos para o norte, para a região conhecida como Monte Popa. Posso afirmar que este é um dos lugares mais estranhos que conheci até hoje, tanto pelo seu aspecto visual como pelas lendas e crenças que suscita. Localizado na região central de uma extensa planície árida, o monte é, na verdade, uma gigantesca pedra escarpada de aproximadamente 500 m de altura que quebra a monotonia plana do relevo.

Desde tempos imemoriais, o monte tem sido cultuado por animistas, que crêem que o local é a morada dos nats, espíritos da natureza. Diariamente, centenas de peregrinos vindos das mais distantes regiões do país chegam ao Monte Popa para realizar uma longa subida até o seu cume. Eu não pude resistir à tentação de acompanhar alguns destes religiosos até o alto da montanha e me juntei a um pequeno grupo que iniciava a subida. O culto aos nats é a mais antiga das crenças do sudeste asiático.

No século III antes de Cristo, o poderoso imperador indiano Asoka adotou o budismo e tratou de propagar a religião através de emissários enviados para diversas regiões da Ásia. Alguns destes emissários foram enviados para a Ásia Central, chegando aos atuais Afeganistão e Paquistão (as irrecuperáveis estátuas de Buda, tragicamente destruídas em Bamian pelo Taliban, são fruto destas expedições religiosas patrocinadas por Asoka). Outras embaixadas foram enviadas para leste, propagando o Budismo Theravada pelo sudeste asiático (Mianmá, Laos, Camboja, Tailândia).

Apesar do crescimento da nova religião, a crença aos nats jamais foi abandonada, sendo até mesmo incorporada por muitos burmeses. A caminhada até o topo do Monte Popa é cansativa, mas proporciona uma rica experiência cultural.

Durante toda a subida, encontramos pequenos templos instalados nas encostas dos paredões, onde os peregrinos realizam alguns atos simbólicos. Centenas de macacos barulhentos pulam de árvore em árvore acompanhando o ritmo da subida, excitados em recolher o maior número possível de amendoins jogados pelos viajantes. No mês de outubro o Monte Popa é invadido por milhares de animistas que, “possuídos pelos espíritos”, realizam o mais impressionante festival de Mianmá.

Henry Daniel Ajl

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade