Turismo Diário de Viagem  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
CHINA

Sichuan, a face mais colorida da China

Henry Daniel Ajl
Dafo, o Buda Gigante, é uma das
maravilhas da China.
Leia mais
  Introdução
  A aventura cultural
  Os mil lagos de Juizhaugou
  Montanha Sagrada de Emeishan
  Fotos: acompanhe a aventura

Mais Diário de Viagem:
  Explorando a essência da Índia
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também:
  Faça uma visita virtual à China
  Conheça Henry Daniel Ajl
 
Era grande a movimentação no porto de Jiazhou. Centenas de carregadores acotovelavam-se junto às margens do Rio Ming aguardando a chegada das caravelas. Mercadores vindos dos mais distantes pontos da província circulavam frenéticos pelo cais, ansiosos pelo desembarque do precioso carregamento.

Fiscais aduaneiros postavam-se junto a contêineres de palha trançada para acompanhar a estocagem dos produtos. Elegantemente trajados, levavam no peito a insígnia característica do Imperador Tang. De repente, um susto: uma das naus, a menor da frota de 5 embarcações, ameaça virar, açoitada pela forte correnteza. Rebocada por cordas rapidamente lançadas pelas outras naus, a pequena embarcação vence a fúria do rio para alcançar o porto.

Do interior da frota mercante, começaram a ser retirados rolos cintilantes de uma seda macia, pura e valiosa. Outros tecidos menos nobres, mas de boa qualidade, complementavam o carregamento. Que prejuízo para os mercadores se todo aquele tesouro afundasse nas águas turvas do Rio Ming!

Jiazhou fica na confluência de três importantes rios chineses, fato que lhe confere posição comercial estratégica. Em razão do perigo oferecido pelo encontro traiçoeiro das águas, um monge chamado Haitong iniciou a construção de um Buda Gigante às margens do rio para proteger a travessia de viajantes e mercadores.

Hoje, Dafo, o Buda Gigante, é uma das maravilhas da China. Apesar da decadência do comércio da seda e da destruição de Jiazhou, Dafo continua em pé – ou melhor, sentado. O Buda Gigante de Leshan é apenas uma das incríveis atrações da Província de Sichuan, no sudoeste da China, uma das mais espetaculares do país.

Henry Daniel Ajl

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade