Turismo Especiais Diário de Viagem  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Diário de Viagem
BIRMÂNIA

Bagan preserva as mais lindas torres do mundo

Henry Daniel Ajl
A beleza dos templos de Bagan.
Leia mais
  Introdução
  O estilo de vida burmês
  Bagan: as mais lindas torres
  Explorando os templos de Bagan
  O exótico Monte Popa
  Um trekking por Kalaw
  A alegria do povo burmês
  Fotos: acompanhe a aventura

Veja também:
  Entenda a situação política do país
  Burma, Birmânia ou Mianmá?
  Conheça Henry Daniel Ajl

Mais Diário de Viagem:
  Explorando a essência da Índia
  Sichuan, a face colorida da China
  Nepal: as maiores montanhas
  Nova Zelândia: a beleza selvagem
 
Alugar um carro em Mianmá é uma pechincha. Para os inúmeros desempregados, qualquer oportunidade de trabalho é bem-vinda. Não existem empresas especializadas na locação de veículos e o negócio é normalmente fechado com o próprio dono do automóvel. O mais interessante é que os estrangeiros são proibidos de dirigir pelas perigosas estradas burmesas.

A locação do carro inclui, na maioria das vezes, os serviços de um motorista. Na companhia de três outros mochileiros que conheci em Yangon, aluguei um antiquado Toyota azul, cujo proprietário e motorista, Sr. Pen, mostrava-se um sujeito simpático e afável. Pelas quatro semanas seguintes, viajaríamos juntos pela terra natal de Pen e compartilharíamos momentos inesquecíveis.

Bagan é uma das maravilhas do continente asiático. “A cidade das mais lindas torres do mundo”, segundo o relato de Marco Polo. Localizada numa imensa planície árida na região central de Mianmá, a antiga capital é um monumento à grandeza da civilização burmesa. Chegar em Bagan, contudo, exige uma boa dose de paciência. As estradas estão em situação precária e são freqüentemente inundadas pelas fortes chuvas que caem durante as monções.

Nosso velho Toyota não foi páreo para a enchente que enfrentamos no caminho. Foram aproximadamente cinco horas de espera até que o nível das águas baixasse e o carro pudesse ser rebocado por um trator até a outra margem da estrada. Bagan, contudo, compensa qualquer sacrifício.

Henry Daniel Ajl

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade